Várzea Grande poderá ser o primeiro município do estado a preparar legislação contra bullying escolar

http://www.todoscontraapedofiliamt.com.br/
Para criar medidas de conscientização, prevenção e combate ao ‘bullying’ escolar, o vereador Toninho do Gloria encaminhou na Câmara de Vereadores, um projeto de lei para elaboração de um projeto pedagógico para as escolas públicas de Várzea Grande, coibindo essa prática de violência. O ‘bullying" é a prática de atos de violência física ou psicológica, de modo intencional e repetitivo, exercida por indivíduo ou grupos, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidar, agredir, causar dor, angústia ou humilhação à vítima.


O vereador, destaca a importância de enfrentar esse tema nas escolas. "Essa é uma forma de agressão não só física, mas psicológica e pode provocar um sentimento de isolamento, deixando seqüelas emocionais a vítima reduzindo o rendimento escolar e produzindo atos de violência contra si e terceiros". O ‘bullying’ se caracteriza pela exclusão social, pela prática da humilhação, perseguição, discriminação, medo, destruição de pertences, atos de violência, inclusive com utilização de meios tecnológicos como internet e uso do celular.

Essas ações, conta Toninho do Gloria, têm aumentado o número de agressões e atos de discriminação e humilhação em ambiente escolar. Um estudo feito pela Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e Adolescência (Abrapia), no Rio de Janeiro, com 5875 estudantes de 5a a 8a séries, de onze escolas fluminenses, revelou que 40,5% dos entrevistados confessaram o envolvimento direto em atos de ‘bullying’.

Entre as propostas do projeto estão a capacitação dos docentes e equipe pedagógica para implementar as ações de discussão, prevenção, orientação e solução do problema. Também incluir regras contra o ‘bullying’ no regimento interno da escola e orientar as vítimas visando à recuperação de sua auto-estima para que não sofram prejuízos em seu desenvolvimento escolar.

Outra ação é de orientar os agressores envolvendo a família no processo de percepção, acompanhamento e crescimento. Para isso, a proposta é realizar palestras, debates, distribuição de cartilhas de orientação aos pais, alunos e professores. "A criação de programas de combate a essa prática nas escolas de Várzea Grande permitirá o desenvolvimento de ações que vão ao encontro das vítimas de maneira solidária, resgatando os valores de cidadania, tolerância, respeito mútuo entre alunos e docentes", afirma Toninho.

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com