João Bosco Bittencourt
Editor Executivo
Presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito que apurou crimes de pedofilia cometido em Goiás, o deputado Fábio Sousa (PSDB) disse que o Estado acordou tarde para combater o crime. “Não só Goiás como grande parte do País”, ressaltou. Em entrevista ao Diário da Manhã, o tucano, que também é presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa, diz que chegou a hora do governo arregaçar as mangas e investir no aparelhamento da polícia. “O executivo precisa nos ajudar”, pede. Fábio revela que o candidato ao governo de seu partido, o senador Marconi Perillo, já faz parte do Movimento Goiás contra a Pedofilia. “Vou entregar o relatório da CPI a ele esta semana. Marconi se comprometeu, caso eleito, a investir na erradicação desse crime em Goiás. Aqui pedófilo não terá vez”, diz. Confira os principais trechos.
Diário da Manhã - A Operação Tapete Persa, da Polícia Federal, e a descoberta de uma rede de prostituição infantil em Jacilândia, distrito de Itapirapuã, são desdobramentos da CPI da Pedofilia na Assembleia?
Fábio Sousa - Só confirmam o trabalho que a CPI da Pedofilia fez nos últimos meses. Detectamos casos isolados, redes de prostituição infantil. Crianças que são abusadas em troca de um brinquedo ou quantias em dinheiro. A própria Polícia Federal trabalhou muito conosco, detectou mais de 40 pontos de pedofilia em Goiás. Cerca de 20 denúncias foram feitas à CPI.
DM - O senhor é candidato à reeleição. Como será sua atuação no combate à pedofilia?
Fábio - Quero deixar claro que meu atual mandato não terminou e que vou continuar até o final dele atuando no combate à pedofilia. Se reeleito, vou continuar a cobrar as medidas detectadas pela CPI. Pedofilia é um crime hediondo, que fere a alma da criança.
DM - E quais são os pontos detectados pelo relatório da CPI?
Fábio - O relatório da CPI identificou pontos de prostituição infantil e recebeu denúncias de outros abusos. E por que temos tantos crimes? Falta estrutura em Goiás para combater a pedofilia. Sugerimos o fortalecimento e o equipamento dos conselhos tutelares, a criação de uma delegacia especializada em cada uma das 12 regiões de Goiás. Hoje temos apenas duas delegacias. Acertamos com o Tribunal de Justiça a criação de uma vara especializada para julgar os casos de pedofilia. Muitas vezes o Ministério Público e a Polícia Civil fazem o trabalho, mas a demora no julgamento compromete tudo. O governo precisa investir em propagandas de conscientização de denúncias. Infelizmente isso não ocorre. Falta apoio do Estado. A polícia técnico-científca precisa ser melhor equipada para investigar os crimes virtuais. Goiás é líder em pedofilia virtual. O Estado precisa investir em escolas de tempo integral. Criança na escola fica mais protegida. O mesmo ocorre com falta de vagas nas creches. Em Goiânia, existe um déficit de 10 mil vagas em creches. Os pais precisam trabalhar e vão deixar os filhos onde? É aí que o pedófilo aproveita essa fragilidade.
DM - Então Goiás falha no combate à pedofilia?
Fábio - Goiás acordou tarde, assim como todo o País. Temos ações de combate agora na Assembleia, com o apoio do Judiciário e do Ministério Público, mas o Executivo, o governo, precisa fazer sua parte. O Executvio tem que ser o carro-chefe no combate à pedofilia, mas infelizmente tem falhado e nossas crianças sofrem com o fantasma da pedofilia.
DM - Não existe investimento?
Fábio - Pelo que o relatório diz, vimos que há muito a ser feito. A Polícia Civil conta com profissionais fantásticos, que se doam, assim como o Ministério Público e o Tribunal de Justiça. Mas sem investimento por parte do governo estadual e até mesmo dos municípios, isso fica inviável e o trabalho fica comprometido. A sociedade desperta com o problema da pedofilia. O executivo precisa nos ajudar no combate a esse crime.
DM - O senhor conversou com o governadoriável Marconi Perillo, que é do seu partido, sobre a necessidade de combater a pedofilia?
Fábio - Já conversei com Marconi Perillo. Ele já faz parte do movimento que criei, o Goiás Contra a Pedofilia, e se colocou à disposição. Marconi disse que, se eleito, vai dar todas as condições para que possamos erradicar os crimes de pedofilia de Goiás. É um compromisso dele, que terá todo o meu apoio. Esta semana vou levar o relatório da CPI com as sugestões para combatermos a pedofilia. Cada um dos integrantes da CPI vai fazer o mesmo com seus candidatos de preferência, mas posso garantir que o PSDB, que Marconi, se eleito, vai mudar o cenário em Goiás no combate à pedofilia. Aqui pedófilo não terá vez.
DM - O Tribunal de Justiça ficou de enviar um projeto para criar a vara especializada de combate à pedofilia. A Assembleia vai aprovar a proposta em tempo recorde?
Fábio - Aguardamos ansiosamente esse projeto. Como presidente da Comissão de Constituição e Justiça, posso garantir que o projeto, ao chegar, será avaliado e aprovado em tempo recorde. Com o apoio do PSDB e, acredito, de todos os partidos que possuem representantes na Casa. O senador Marconi Perillo vai usar todo o carisma, com respeito à Assembleia, para pedir celeridade na aprovação desse projeto. Acredito que os demais candidatos ao governo farão o mesmo. É guerra contra a pedofilia. A sociedade civil e o meio político não vão se omitir. Creio que chegou a hora do governo também reagir e investir no combate à pedofilia.
DM - E qual a orientação que o senhor dá aos goianos para combater a pedofilia?
Fábio - Não se calem. Procurem a Assembleia, a polícia. É garantido sigilo. Não permitam que esse crime continue a destruir a vida de nossas crianças.
“Governo Alcides não investe no combate à pedofilia”, diz deputado
julho 29, 2010
abuso sexual, criança e adolecente, exploração sexual, Janete Riva, Notícias, Pedofilia, Presidente da ONG MT contra a pedofilia Toninho do Gloria, Toninho do Gloria, Últimas notícias
No comments
0 Comments:
Postar um comentário
Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com