ONG traça estratégias e ações para a Maratona “Todos Contra a Pedofilia”, em 10 municípios da baixada cuiabana




Ong divulgou a lista dos sites que foram parceiros do combate a pedofilia em 2009

O alto índice de casos de pedofilia em Mato Grosso tem preocupado as autoridades. Ocorrem de cinco a seis denúncias por dia em todo estado. Neste sentido e, em busca de estratégias e ações elaboradas em conjunto com os municípios da baixada cuiabana e com em parceria com outras entidades, destacou o presidente da ONG MT contra a pedofilia.

MARATONA - Segundo o presidente da Ong MT contra a pedofilia, Toninho do Gloria, os registros de casos, infelizmente, não representam a totalidade dos abusos, já que as denúncias nem sempre são feitas. “Sabemos que muitas vezes as pessoas não denunciam por medo ou vergonha. No entanto, situações como essa só beneficiam os abusadores, que permanecem impunes e livres para cometer mais crimes deste tipo, como foi o caso do menino Kaytto em que seu agressor já tinha antecedentes criminais”.

No dia 13 de abril do ano passado, Kaytto Guilherme, 10 anos, foi violentado e morto pelo pedreiro Edson Alves Delfino, que confessou a autoria do assassinato. Edson já tinha cometido o mesmo crime anteriormente. A coordenadora lembra que foi a partir deste caso que a Casa de Leis iniciou uma mobilização mais efetiva, com uma campanha em parceria com o Ministério Público de combate a pedofilia.

No entanto, Janete Riva que é a referência dos combatentes a pedofilia em MT,entende que é necessária a criação de uma rede de defesa e de elaboração de ações estratégicas que venham combater esse crime, presente no seio familiar. “O silêncio é a maior arma a favor do pedófilo. Temos que criar mecanismo para garantir o futuro de nossas crianças”, ressalta.

NÚMEROS – Ouve um aumentam em 100% das denúncias de pedofilia em MT, só no primeiro semestre de 2010, o número de casos de exploração sexual de crianças e adolescentes se igualou ao do ano passado inteiro, Em Cuiabá e Várzea Grande neste primeiro semestre foram registrado 271 de pedofilia.

O presidente da ONG MT contra a pedofilia,Toninho do Gloria, acredita que o aumento do número de denúncias não representa o acréscimo de casos, mas sim, a facilidade dos canais para a população efetuar a denúncia. “Atualmente se há desconfiança, o cidadão já comunica aos órgãos competentes”, explica.

Já pesquisas da Associação Brasileira de Proteção à Infância apontam que 49% das vítimas possuem idade entre 2 a 5 anos. Segundo estimativas, 165 crianças ou adolescentes são vítimas de abuso sexual por dia no Brasil. Organização Mundial do Trabalho (OIT) aponta que 1,8 milhão de crianças e adolescentes sofrem abuso sexual, todo ano, no mundo.

O Brasil ocupa o 1º lugar na América Latina em crimes de pedofilia cometidos pela internet, sendo 52% das vítimas crianças entre 9 e 13 anos. Ainda conforme dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância, 80% das agressões contra crianças e adolescentes no mundo são praticadas por pessoas próximas, quase sempre um parente ou amigo.

Toninho do Gloria lamentou ainda o índice de violência e as cenas degradantes apontadas nos meios de comunicação. “Pais matam filhos, filhos matam pais, idosos são cruelmente agredidos, crianças vítimas de violência sexual, maus-tratos e mulheres entregues a ira de seus companheiros”. E finalizou conclamando a sociedade para enfrentar o problema, incentivando as denúncias de todos os tipos de violência. “Vamos nos unir para vencer este mal que persegue nossas crianças e adolescentes. Enquanto o bem for tímido, o mal vai prevalecer. Vamos cada um de nós fazer nossa parte”.

Municípios que receberam a Maratona:

Os 10 municípios que compõem o Território da Cidadania da Baixada Cuiabana e receberão a Maratona são: Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Jangada, Nobres, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Rosário Oeste, Santo Antônio de Leverger.



SITES PARCEIROS DO COMBATE A PEDOFILIA 2009:



www.olhardireto.com.br

www.belavistams.com.br

www.bbcnews.com.br

www.primeirahoranoticias.com.br

www.24horasnews.com.br

www.cadaminutos.com.br

www.mtagora.com.br

www.portalms.com.br

www.agenciadenoticias.com.br

www.clichoje.com.br

www.paginaunica.com.br

www.circuitomt.com.br

www.peixotoonline.com.br

www.nortaonoticias.com.br

www.jornalnortaoonline.com.br

www.mt24horas.com.br

www.Mtagora.com.br

www.expressomt.com.br

www.alemtemporeal.com.br

www.aguaboanews.com.br

www.osollo.com.br

www.onortao.com.br

www.mutumnet.wordpress.com

www.bandsinop.com.br

chegadesofrercalado.blogspot.com

investigadorgeraldojesus.blogspot.com

www.todoscontraapedofiliamt.webnode.com.br

www.midianews.com.br

www.todoscontraapedofilia.ning.com

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com