Programa de Ações Integradas e Referências do Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil será assinado nesta sexta-feira
O prefeito Ari Artuzi e representantes de entidades governamentais e não-governamentais assinam nesta sexta-feira, às 13h30, um pacto que vai direcionar o trabalho de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes no município de Dourados. O evento acontece na unidade I da Universidade Federal da Grande Dourados (antigo Ceud).
A assinatura marca a implantação do Pair, o Programa de Ações Integradas e Referências do Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil, cujo movimento começou em 8 de abril deste ano. Foram realizadas diversas reuniões, seminários e capacitações, abrangendo toda a rede que combate e previne a violência sexual contra crianças e adolescentes no município.
Nesta quinta-feira acontece a última capacitação antes da assinatura do pacto. Pelo menos 200 pessoas participam durante todo o dia de um treinamento na Escola Municipal Manoel Santiago.
A secretária municipal de Assistência Social, Itaciana Pires Santiago, explica que o trabalho de assistência, combate e prevenção contra a violência sexual de crianças e adolescentes existe no município. Entretanto, com a implantação do Pair, o trabalho da rede será direcionado para que a sociedade tenha mais conhecimento e saiba onde procurar quando se deparar com uma situação de violência.
“Em resumo, todas as entidades trabalharão interligadas para proporcionar maior visibilidade e fortalecer a rede de atendimento, não para minimizar, mas para erradicar esse problema vergonhoso em nosso município”, explica Itaciana.
A secretária explica que o objetivo do Pair é integrar políticas para a construção de uma agenda comum de trabalho, entre governos, sociedade civil e organismos internacionais, visando ações de prevenção e atendimento às crianças e adolescentes vulneráveis ou vítimas da exploração sexual e tráfico para fins sexuais.
Também visa o desenvolvimento de metodologias de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes a partir de ações referenciais de organização, fortalecimento e integração dos serviços locais, possibilitando a construção de uma Política Municipal de Proteção Integral à Criança e ao Adolescente, assegurada a participação social na construção dos processos.
Além do prefeito Ari Artuzi e da secretária Itaciana Pires Santiago, assinam o pacto um representante da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, o presidente da Câmara de Dourados, Sidlei Alves, o secretário Estadual de Assistência Social, Álvaro Cardoso de Ávila, a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) através do psicólogo Antônio José Motti, a Escola de Conselhos, Juizado da Infância e da Adolescência, Comissão Municipal do Pair, Conselho da Criança e da Adolescência, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública, Conselho Tutelar, autoridades policiais e sociedade civil organizada.
Dourados lança pacto contra violência sexual infanto-juvenil
julho 23, 2010
No comments
0 Comments:
Postar um comentário
Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com