Polícia Civil pede exumação de dois mortos em operação filmada no Rola

Operação da Core e do SAer na Favela do Rola, em agosto do ano passado, foi filmada pelos agentes
Operação da Core e do SAer na Favela do Rola, em agosto do ano passado, foi filmada pelos agentes Foto: Extra
Herculano Barreto Filho
Tamanho do texto A A A
A Corregedoria Interna da Polícia Civil (Coinpol) pediu à Justiça a exumação dos corpos de Ewerton Luiz da Cruz Neves e Douglas Vinicius da Silva, que estavam entre os cinco mortos na operação policial na Favela do Rola, em Santa Cruz, em 16 de agosto do ano passado. As imagens da ação, filmadas por agentes da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e do Serviço Aeropolicial (SAer), foram divulgadas pelo EXTRA em 11 de maio.
O inquérito foi enviado nesta quarta-feira à 1ª Vara Criminal da Capital, com parecer favorável assinado pelo promotor Luiz Antonio Ayres. O pedido será apreciado pela Justiça na próxima terça-feira. O objetivo da investigação é encontrar projéteis nos corpos, para confronto balístico. O pedido se baseou nas informações do laudo cadavérico.
Segundo o exame, Douglas tinha ferimento compatível com entrada de projétil de arma de fogo no tórax, sem orifício de saída. O laudo também cita um ferimento transfixante no tórax - comum quando o disparo atravessa o corpo da vítima.
Assim como Douglas, Ewerton também tinha um ferimento no tórax, sem orifício de saída. Ele também sofreu ferimentos transfixantes no joelho direito e no pulso esquerdo. O laudo apontou fraturas na bacia e no joelho, lesões possivelmente provocadas pelos disparos dados pelos policiais.
Os tiros que acertaram Adalberto Santos da Silva, Paulo César de Souza Caetano e Silas Rosa Guimarães perfuraram seus corpos. Eles também morreram na operação policial no Rola.
Operação para achar DG
Em depoimento, os 28 policiais que participaram da operação disseram que a entrada na comunidade tinha como objetivo a captura de Diogo de Souza Feitosa, o DG - resgatado um mês antes da operação por comparsas, quando estava preso na carceragem da 25 DP (Engenho Novo). O traficante foi morto numa operação do Bope no mês passado. Em nota, a Polícia Civil disse que só irá se manifestar sobre o caso após o fim das investigações.


Leia mais: http://extra.globo.com/casos-de-policia/policia-civil-pede-exumacao-de-dois-mortos-em-operacao-filmada-no-rola-8541406.html#ixzz2UvlvPjdO