Vereador explicou que questão ainda é delicada, mas que Riva ainda discutirá se entrará ou não no próximo pleito
Mesmo com todas as ações jurídicas movidas contra o deputado estadual José Riva (PSD), seu genro, o presidente da Câmara Municipal, vereador João Emanuel (PSD), deseja ver o parlamentar defendendo mais um, o quinto, mandato na Assembleia Legislativa de Mato Grosso durante as eleições de 2014. “Eu quero crer que meu sogro continue na política e volte a ser candidato no próximo pleito. Sei que ainda é uma questão delicada, por isso, ainda será muito discutida”, disse.
Negando uma possível candidatura a uma vaga na AL, o vereador afirmou que irá primeiro se fortificar como parlamentar municipal para depois tentar um novo cargo com expressão estadual. “Sou candidato à reeleição em Cuiabá. Esse é meu projeto inicial. Quero me fortificar aqui na cidade para depois tentar candidatar-se a outros cargos”, indagou.
João Emanuel ainda destacou que uma das promessas do próximo pleito será a candidatura da sua esposa, Janaina Riva. “Meu grupo político deve lançar nomes para essa eleição como da minha esposa Janaina”, explicou o vereador.
Há dois meses Riva foi afastado do cargo de presidente da AL, pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso. Ele foi acusado de improbidade administrativa por emissão de cheques do Legislativo à empresas de fachada, em um suposto esquema de desvio e lavagem de dinheiro público. O deputado ainda terá que devolver R$ 2,6 milhões aos cofres públicos, caso não consiga reverter as acusações.
Mesmo com os processos, Riva afirma que ficará elegível nas próximas eleições, no entanto, ele não garante que irá entrar no pleito. Caso o senador Blairo Maggi (PR) não dispute as eleições como candidato a governador do Estado, o nome do parlamentar é cotado dentro da coligação PMDB/ PR/ PSD e PT para ser candidato ao Paiaguás.