Fonte: Diário de Cuiabá
O prefeito de Cuiabá Mauro Mendes (PSB) aguarda apenas o aval do Ministério da Saúde para iniciar a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região sul na Avenida das Torres. Para o socialista, esta localização é de melhor acesso do que a originalmente escolhida, no bairro Pascoal Ramos.
“Estou absolutamente convencido de que dois mais dois são quatro e que a melhor localização é na Avenida das Torres”, enfatiza.
Para realizar a transferência, entretanto, além da autorização do governo federal, Mendes precisa do apoio do Conselho Municipal de Saúde, que na última terça-feira (25) votou pela permanência da unidade no terreno escolhido no início do processo.
Dos 21 membros do Conselho, apenas dois foram a favor da mudança. O socialista, por sua vez, garante que vai realizar um novo estudo técnico na área original.
De acordo com Mendes, o terreno antigo é de difícil acesso, apresenta problemas com o solo e ainda fica próxima de outra unidade: a Policlínica da região. “Não podemos colocar duas unidades de saúde uma do lado da outra. Teríamos que desativar uma delas”.
A UPA deveria ter sido entregue no final do ano passado. Até o momento, no entanto, sua construção sequer foi iniciada. Com o atraso, a unidade perde R$ 500 mil por mês, que seriam transferidos pelo governo federal para sua manutenção.
O atraso é uma das principais preocupações do promotor de Justiça Alexandre Guedes, que visitou o terreno na última quarta-feira (26). Diante da polêmica sobre a transferência, o Ministério Público instaurou investigação com o intuito de descartar irregularidades.
Guedes afirma que vai cobrar celeridade, pois “a construção efetivamente ainda não foi feita e a Promotoria está empenhada nisso, porque obra parada é serviço malprestado”.
Os gastos com desapropriação e terraplanagem que já foram feitos no Pascoal Ramos também serão investigados. “Encaminharemos cópias para a promotoria do patrimônio público e, se for o caso, para o Tribunal de Contas”, frisa o promotor.
NOVAS UNIDADES – Outras duas UPAS serão construídas na Capital para atender as regiões Leste e Oeste. As obras devem iniciar este ano. Mendes aguarda apenas a convocação do Ministério da Saúde para assinatura do convênio.
Elas serão construídas no bairro Verdão e paralelo à Avenida Archimedes Pereira Lima. ”Só falta a assinatura do convênio que deve acontecer neste próximo mês”.