Descartado há dois meses pelo prefeito Mauro Mendes devido à necessidade de direcionar os recursos para a recuperação das ruas e avenidas de Cuiabá, o projeto do BRT (Bus Rapid Transit) está sendo ressuscitado. A implantação do modal voltou a ser cogitada pela prefeitura depois que a presidente Dilma Rousseff (PT) anunciou que a União vai liberar R$ 50 bilhões para investimentos em mobilidade urbana para todo o país. Mauro Mendes, em parceria com o governo do Estado, já iniciou um estudo técnico para definir de que forma aplicar o recurso que será destinado à Capital. Segundo o prefeito, “o governo apresenta uma nova realidade e vamos ver até onde isso vai ter materialidade. Foi lançado um plano. Espero que os R$ 50 bilhões sejam de verdade", disse o gestor. Como já está definido que o novo modal do transporte será o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), o prefeito tem a intenção de investir em um sistema que sirva para auxiliar ou complementar. Dessa forma, o projeto do ex-prefeito Chico Galindo que deixou a prefeitura no final do ano passado com a garantia dos recursos para o BRT pode ser desengavetado. O projeto de Galindo previa a instalação de dois corredores do BRT. Um deles contemplaria o trecho que liga o futuro Parque de Exposições, na saída para Santo Antônio de Leverger, até a avenida Fernando Corrêa da Costa, onde haverá um terminal do VLT. Essa proposta foi encaminhada ao Ministério das Cidades e incluída no PAC da mobilidade urbana junto com outros dois projetos. No mês de abril, o prefeito descartou considerado a incapacidade de endividamento da cidade. A União disponibilizou R$ 7 bilhões a 75 cidades do país e Cuiabá teria acesso a R$ 130 milhões. Até então, não seria recursos a fundo perdido e o Município teria que arcar com a dívida. Agora é diferente. De acordo com Mauro Mendes, “quando a presidente lançou os R$ 50 bilhões, já iniciamos um re-estudo voltado à mobilidade urbana. Estamos trabalhando dentro daquilo que está previsto, ou seja, o BRT. Quais os mecanismos que podemos propor para complementar o VLT e melhorar o transporte público. Muitas medidas serão tomadas, desde uma possível ampliação do VLT ou do BRT ou até um corredor exclusivo para ônibus. Criar outros mecanismos em Cuiabá, ações mais complexas e mais simples". Mauro Mendes informa que o estudo para a implantação dos corredores do BRT deve ficar pronto em, no máximo um mês. O recurso disponibilizado pela União será 50% a fundo perdido e 50% por meio de empréstimo.
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Fonte: www.olhardireto.com.br |