Serão dois dias com palestras e mesas redondas e a entrada é franca
DA REDAÇÃO
A Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso (SEC) realizará o Seminário "Cultura: Gestão, Espaço e Diversidade”, entre os dias 19 e 21 de setembro, no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL). Está confirmada a presença do presidente da Fundação Nacional das Artes (Funarte), Guti Fraga; Ana Carla Fonseca, especialista em economia criativa e professora doutora da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que defendeu a primeira tese, no Brasil, sobre cidades criativas, e também a de Jeférson Assumção, escritor e Secretário Adjunto de Cultura do Rio Grande do Sul, entre outros excelentes produtores, artistas, pesquisadores e articuladores culturais de Mato Grosso.Serão dois dias com palestras e mesas redondas e a entrada é franca. No dia 21 de setembro, acontecerá a 3ª Conferência Estadual de Cultura."Todos estão convidados a participar das discussões, porque esta, acima de tudo, é uma proposta de construção da Cultura a partir de novas ideias", assegura a Secretária Janete Gomes Riva.
Fabrício Carvalho, Pró Reitor de Cultura, Extensão e Vivência da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), garante a democratização do debate com um grupo de pesquisadores e professores que tratam os temas abordados cotidianamente. "Esperamos pela participação de todos, inclusive, do pessoal que vem do interior para a 3ª Conferência Estadual de Cultura, e que poderá usufruir deste momento de troca de informações e conhecimento", diz Fabrício, que também é maestro da Orquestra Sinfônica da UFMT.
Guti Fraga
Mato-grossense, Fraga tomou posse como presidente da Funarte no dia 28 de agosto, e participará da mesa redonda, “A Cidade como Espaço Cultural”. Essa mesa tem a função de dialogar sobre como apresentar o produto cultural nas cidades que não possuem teatro, cinema ou casa de cultura. Como é que essa cidade recebe os movimentos culturais de rua? Como o artista de rua pode ganhar pelo trabalho que faz?
Segundo a Ministra da Cultura, Marta Suplicy, que foi convidada para participar do seminário, o mato-grossense Guti Fraga vai trazer um espírito novo para a Funarte. Criador do “Nós do Morro”, projeto de 1996, instalado no Morro do Vidigal, no Rio de Janeiro, ele ajudou a formar dezenas de jovens atores e artistas em projetos de teatro, cinema e música, tal como Jonathan Haagensen, do filme Cidade de Deus.
Economia Criativa
Graduada em Administração Pública, mestre em administração, doutora em Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP), responsável pela primeira tese brasileira sobre cidades criativas, Ana Carla Fonseca, fará uma palestra com a temática “Economia criativa e oportunidades em cultura”. Ana Carla é pioneira nesta temática, sendo criadora do sitecriaticidades.com e a empresa de consultoria Garimpo de Soluções - economia, cultura e desenvolvimento.
Ana Carla será precedida por uma representante do SEBRAE-MT, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, que fará uma breve apresentação sobre os trabalhos com economia criativa no Estado. Além disso, o SEBRAE também será parceiro oferecendo um balcão de atendimento com esclarecimentos sobre o projeto “Economia Criativa no Vale do Rio Cuiabá”. Criado este ano, ele visa ministrar cursos e treinamentos com consultoria para melhorar os empreendimentos no segmento cultural.
Políticas Públicas
Também está confirmada a presença do presidente do Fórum Nacional de Conselheiros Estaduais de Cultura (Conecta), Márcio Caires, para presidir a reunião das regionais Centro Oeste e Sudeste, preparando nesta etapa a reunião nacional, marcada para outubro deste ano. Ele também é presidente do Conselho Estadual de Cultura da Bahia e participa da mesa redonda “Conselhos de Cultura: das Políticas Públicas e o serviço à Cultura”. Na ocasião haverá uma reunião aberta com a sociedade civil que trará informações para conselheiros municipais e estaduais de cultura.
Gestão
“O Comportamento da Gestão Cultural no Espaço Pluridentitário”, tem como proposta discutir o fazer cultura em um Estado de muitas identidades, de tamanho continental e orçamento curto, com participação de gestores como a Secretária de Estado de Cultura, Janete Gomes Riva, produtores culturais e o secretário Municipal de Cultura de Cuiabá, Alberto Machado.






0 Comments:
Postar um comentário
Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com