Foi o tempo em que a gestante de Várzea Grande tinha que atravessar a ponte e procurar uma maternidade para fazer seu parto. Ter seu bebê em Várzea Grande tornou-se uma realidade para mulheres tanto do município como do estado. Desde o dia 15 de março deste ano, as gestantes têm assistência total desde o pré-natal até os partos; normal ou cesária, na Maternidade, que é mais um serviço do Pronto-socorro municipal.
Até o momento, já nasceram 252 bebês na maternidade do PS de Várzea Grande. As mamães que deram a luz, nesta quarta-feira (11.09) são: Josiane Aparecida da Silva, Marielle Rodrigues Nascimento, Tamara Barbosa da Silva e Keite Marta Nascimento Santos.
De acordo com a secretária de Saúde, Jaqueline Guimarães, a maternidade conta com quatro leitos para os procedimentos pré-parto que atendem as parturientes, em trabalho rotativo. Nesses leitos as pacientes são assistidas pelos ginecologistas e obstetras e por uma equipe de enfermagem, que acompanham a evolução do parto, respeitando a fisiologia de cada paciente.
Chegado o momento do parto, elas são encaminhadas ao Centro de Obstetrícia. Vale destacar que a maternidade conta com dois Centros exclusivos para esta ação. Após o nascimento são feitos todos os procedimentos pós-parto. Em seguida mãe e filho são levados à enfermaria de obstetrícia que conta com 25 leitos. As mamães têm direito a uma acompanhante.
Jaqueline Guimarães destaca ainda que os exames exigidos para os recém-nascidos como: teste do pezinho, da orelhinha, tipo sanguíneo e olhos são feitos na maternidade, bem como o registro dos bebês.
Primeiros Várzea-grandenses – No dia 15 de março de 2013 nasceram com uma diferença de 10 minutos - os dois primeiros várzea-grandenses - na Maternidade do Pronto-Socorro de Várzea Grande. Kaun nasceu às 10h25 e Luiz Fellipe às 10h35.
O primeiro várzea-grandense, Kaun, pesou 2,370 kg, 48 centímetros e nasceu de parto normal. É filho de Fernanda Oliveira Vieira da Silva, 20 anos, do lar, que mora em Campo Novo dos Parecis. Ela veio visitar a mãe que mora em Várzea Grande, no bairro Costa Verde. Ela sentiu dores e foi encaminhada pelos familiares ao PSHM de Várzea Grande, onde foi avaliada por ginecologista que a internou na Maternidade. “Eu não sabia que tinha maternidade no Pronto Socorro. O atendimento está excelente e o local é limpo e muito acolhedor”, explicou a mãe de Kaun.
O segundo bebê várzea-grandense, Luiz Fellipe, pesou 3,110 kg, 50 centímetros e nasceu de parto cesárea. Ele é o segundo filho do casal, Simone Rocha de Oliveira Santos, 30 anos, operadora de caixa e de Emerson Rosário dos Santos. Eles residem em Várzea Grande, na Cohab Cristo Rei. “Senti dores e meu marido me trouxe ao Pronto-Socorro. O médico disse que eu seria internada, pois já estava entrando em trabalho de parto. Fiquei apavorada, pois não sabia que tinha uma maternidade aqui. Estou muito feliz em ter um filho várzea-grandense. O primeiro filho nasceu no Hospital Geral, em Cuiabá”, informou a mãe de Luiz Fellipe.
SERVIÇOS - Para dar entrada na Maternidade, as parturientes deverão estar munidas do cartão pré-natal e do RG. O atendimento funciona 24h, de segunda-feira a domingo e feriados. O atendimento será feito às gestantes de todas as cidades de Mato Grosso, que necessitarem dos serviços da Maternidade do Hospital Pronto-Socorro de Várzea Grande.
Fonte: SECOM
1 / 5
Não há comentários para esta notícia, seja o primeiro a comentar.
0 Comments:
Postar um comentário
Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com