Os primeiros dias de gestão do prefeito Mauro Mendes foram marcados por alguns tropeços políticos e mudanças importantes que ainda não foram devidamente capitalizadas, mas já sinalizam o governo de mudanças que começou em Cuiabá. Prefiro enfocar inicialmente os tropeços políticos.
Antes mesmo de tomar posse, Mauro Mendes demorou para se envolver na disputa para a Câmara Municipal de Cuiabá. Estava confiante que com o poder das urnas receberia, principalmente dos aliados e mais ainda do seu partido, a solidariedade necessária para o início do seu mandato. Ninguém esperava que a derrota política fosse imposta a Mendes com origem direta no seu partido. O presidente do PSB Valtenir Pereira liderou dois vereadores para assegurar a vitória do genro de Riva, João Emanuel. O que Valtenir e os vereadores do PSB ganharam para apunhalar politicamente o prefeito recém-eleito do mesmo partido é missão para os historiadores descobrirem.
Depois Mauro reconquistou a maioria política. A maior prova disso foi a votação da redução do seu salário, onde o prefeito contou com 14 votos da base aliada. Essa situação já era esperada, o prefeito tem hoje uma base parlamentar com 15 vereadores e pode ampliá-la, dependendo da evolução dos entendimentos com o PSDB. E esses entendimentos, os dois lados já disseram, Mauro e PSDB passa pela discussão de um programa mínimo a ser executado.
Com relação a fatos administrativos, Mauro Mendes vem colocando em prática os compromissos que assumiu com a população cuiabana e já deixou evidente a prioridade da sua gestão que é a de melhorar a saúde pública na capital mato-grossense. Compromissos como assegurar a transparência, um firme combate à corrupção, além de garantir o fim dos privilégios de todos os setores também tem ficado bastante claro. Vejamos alguns pontos:
Saúde: O prefeito estabeleceu como prioridade máxima da sua gestão melhorar o atendimento da população cuiabana e mato-grossense em sua gestão. Conquistou pontos importantes, como o de arrancar recursos e compromissos do Ministério da Saúde para a construção do novo pronto-socorro de Cuiabá. Para dar agilidade às obras já decidiu o local do novo Pronto Socorro e, com recursos do próprio município já começou a preparar a área. É verdade que a obra só deve ficar pronta no final de 2014, mas é uma conquista e tanto. Nos programas de rádio e TV durante o período eleitoral, Mauro Mendes prometeu que colocaria médicos nas policlínicas existentes para atender a população. Essas coisas são imperceptíveis, mas indiscutivelmente o atendimento melhorou. E isso pode ser notado pela diminuição da chiadeira. E é importante destacar que melhorou em função da prefeitura ter aumentado de 48 para 120, o número de médicos para atender nas policlínicas. Isso serviu para diminuir a procura pelo Pronto Socorro, como atestam as estatísticas da saúde. Pode-se, portanto afirmar que foi um bom começo. Aliás, a decisão mais acertada em relação à Saúde foi a escolha do titular da área, pois o médico Kamil Fares, que foi o ressuscitador da Unimed, tem todas as credenciais para melhorar o atendimento da Saúde pública.
COMBATE À CORRUPÇÃO – O prefeito Mauro Mendes já deixou claro com suas primeiras medidas que não vai tolerar a corrupção. Ainda no governo de Chico Galindo foi iniciada a operação para flagrar os funcionários da prefeitura que estavam cobrando propina e com isso diminuindo a receita do município. Após as primeiras investigações, Mauro Mendes já afastou doze servidores e a lista pode aumentar, pois as investigações continuam. Ainda nessa linha de combate à corrupção, o prefeito detectou com sua experiência administrativa a presença na folha de pagamentos de 210 servidores que, entretanto, não compareciam para trabalhar. Cancelou imediatamente os pagamentos e ordenou a retirada dos nomes desses servidores da folha. Com atitudes assim quem está trabalhando se sente valorizado, pois a prefeitura conquista condições de melhorar os seus rendimentos.
QUEBRANDO TABÚS – Mauro Mendes dirigiu-se ao Tribunal de Justiça e protocolou ações de cobrança contra os maiores devedores de IPTU. A imprensa toda cobra a divulgação dos nomes dos devedores que só não foram revelados pelo entendimento do procurador do município que esses dados não podem ser publicizados. Sabe-se, entretanto que um pequeno grupo da nossa considerada elite econômica é responsável por R$48 milhões da dívida com o município. Ao protocolar a ação, o prefeito garante que essas dívidas não irão prescrever e criou condições de aumentar a receita da prefeitura, ou levar parte do patrimônio dos grandes devedores a leilão. Agindo assim, Mauro Mendes quebra um tabu de que as dívidas sempre prescreviam e mostra claramente que seu único compromisso é com a cidade.
Outras medidas importantes têm sido tomadas para o desenvolvimento da cidade. As obras vão ficar mais baratas, pois parte delas vem sendo executadas diretamente pela Secretaria de Serviços Públicos e com isso Cuiabá vai aumentar a possibilidade de asfaltar mais rapidamente as ruas da cidade. Recursos novos foram conquistados para a parte da habitação. A área de projetos da prefeitura está com maior agilidade e o prefeito vem tendo uma relação de franqueza e transparência quanto à forma como recebeu o município e as medidas que estão sendo tomadas para normalizar a situação.
O trabalho é imenso, mas dá para vencer os desafios.
*ANTERO PAES DE BARROS é radialista, jornalista, advogado, ex-vereador, deputado constituinte e senador da República. Escreve aos domingos no Diário e diariamente no blogdoantero.com.br