Vereadores terão que explicar apoio a Mauro Mendes


PMDB deve convocar reunião para parlamentares informarem situação com Executivo municipal

Thiago Bergamasco
Clique para ampliar 
Vereadores Domingos Sávio e Haroldo Kuzai, que decidiram aderir à base aliada do prefeito Mendes
ISA SOUSA
DA REDAÇÃO
O Diretório Municipal do PMDB deve convocar uma reunião,  na próxima semana, com os vereadores Domingos Sávio e Haroldo Kuzai. Os parlamentares deverão explicar o posicionamento partidário em relação ao prefeito Mauro Mendes (PSB).

Oposição radical no ano passado à gestão de Chico Galindo (PTB), Domingos aderiu à base aliada de Mendes no início deste mês. Com a decisão do parlamentar, o vereador de primeiro mandato Kuzai também acompanhou o reeleito.

Para o advogado Francisco Faiad, um dos líderes do PMDB e que, atualmente, é titular da Secretaria de Estado de Administração, o partido não está na base de Mendes e também nunca foi procurado pelo prefeito. Portanto, a atitude dos vereadores, segundo ele, deverá ser explicada à cúpula da sigla.

“Na reunião, devemos questioná-los da veracidade da informação de que eles estariam na base, se há interesse ou não de caminhar nesse sentido. A partir disso, o diretório deve deliberar uma definição quanto a situação dos dois, já que a posição deles não é a do partido”, afirmou.

Faiad descartou, ao menos neste primeiro momento, que Domingos e Kuzai possam sofrer alguma punição. “O objetivo é conversar e entender”, completou.

Independência 

Ao MidiaNews, o vereador Domingos Sávio afirmou que o PMDB não tem aberto diálogo com ele desde o ano passado e que, a partir desse posicionamento, sua situação em relação a gestão de Mendes é independente.

“Somos independentes. Não vou votar apenas por votar, como também não vou abaixar a cabeça. Estamos em um momento de 'lua-de-mel' com a sociedade, que optou pelo Mauro e temos que dar nosso voto de confiança. Neste primeiro momento, minha postura é ajudar o prefeito”, explicou.

O vereador também negou temer retaliações por parte do PMDB.

“Eu não falo com a Executiva Estadual e nem Municipal há muito tempo. Eu não sou convocado para reuniões e não tenho conversado com eles. O que tenho feito é cuidar da minha postura dentro da Câmara”, completou.

Haroldo Kuzai também informou que, desde que assumiu, não houve nenhum direcionamento do PMDB.

“Não tivemos nenhum direcionamento por parte do PMDB e ficamos a livres para optar por apoiar o prefeito. Porém, desde o início do meu mandato, afirmei que não faria oposição a nenhum Governo e eu concordo que a oposição tem que ser sistemática, pontual”, explicou.
Mídia News