Cuiabá e seus atrativos turísticos são destaques de evento em Lima, no Peru



Siriri,viola de cocho, rasqueado, mojica de pintado e furundu tomaram conta da 12ª ediçãodo Goal to Brasil, evento promovidopela Embratur, que leva pelo mundo um pouco das culturas das cidades-sede daCopa do Mundo de 2014. Realizado em Lima, no Peru, o evento ocorrido no últimodia 29 teve Cuiabá como tema.
APrefeitura de Cuiabá foi representada pelos secretários municipais de Turismo, MarcusFabrício, e de Esportes e Cidadania, Carlos Brito.
“Tivemosa oportunidade de mostrar as potencialidades do turismo em Cuiabá e MatoGrosso. Os visitantes puderam apreciar um pouco da cultura e da gastronomia cuiabana.Isso atiçou muito a curiosidade em conhecer a nossa cidade”, destacou MarcusFabrício.
Parao secretário Carlos Brito, a Copa de 2014 será uma oportunidade para Cuiabámostrar muito mais do que uma arena de futebol. “Temos que mostrar a cultura, ahospitalidade e a tradição cuiabanas como diferenciais dentro do Brasil e domundo”, afirmou.
 “O Goalto Brasil permite uma maior visibilidade em relação às peculiaridades decada estado, dando enfoque a alguns atrativos turísticos brasileiros que aindasão pouco divulgados”, explicou Tufi Michreff, diretor de Administração eFinanças da Embratur.
Emcada Goal to Brasil, um estadobrasileiro possui maior destaque para mostrar seus atrativos turísticos. NoPeru, foi a vez do Mato Grosso, que contou com a apresentação da viola de cochodo mestre Alcides e do grupo de Siriri Flor Ribeirinha de Dona Domingas, alémde shows dos cantores Daniel de Paula e Ana Rafaela. O artista plásticocuiabano Vitor Hugo também mostrou sua arte.
Oevento contou com a presença de aproximadamente 250 convidados do mercadoturístico peruano, dentre profissionais, imprensa, formadores de opinião eautoridades, além dos co-expositores brasileiros representando as 12cidades-sede da Copa do Mundo. Outras 11 edições já foram realizadas nosseguintes países : Argentina, Chile, Uruguai, Colômbia, México, Estados Unidos,Canadá, Espanha, Alemanha, Itália, Franca, Inglaterra. As últimas duas ediçõesacontecerão na Cidade do México (México) e Nova Yokk (EUA), em maio.
Paradivulgar a gastronomia do estado, os chefs Dalton Rangel, Monica Rangel eAriani Malouf prepraram mojica de pintado, feijão tropeiro, costelinha suínacom purê de pequi, camarão com batata baroa, coco e azeite de urucum, miniarroz com carne seca e abóbora, entre outros. Para sobremesa, foi servido o tradicionalfurrundu, que mistura mamão verde com rapadura, cravo e canela.
com assessoria