"Chegava a ler três livros por semana. Graças a esse incentivo familiar, tive nítida concepção do quanto o conhecimento pode nos levar a outros patamares graduados. Minha formação profissional está calcada nisso, sem dúvida".
A instalação da Biblioteca Pública do Parlamento deve se tornar realidade dentro em breve, pelos cálculos do presidente. "É um projeto inovador e importantíssimo. Inclusive, já solicitamos doações de livros, em geral, para a composição desta biblioteca. Será um referencial de pesquisa para a classe estudantil e a comunidade, em geral. O ideal seria que o município inteiro adotasse essa ideia, reativando as bibliotecas comunitárias".
Emanuel citou exemplos isolados de pessoas que, mesmo integrantes da classe humilde, preocupam-se em manter um acervo literário à disposição das comunidades onde vivem, conscientes de que o desenvolvimento pode ser agilizado pelo conhecimento. "Então, reside aí qualquer avanço que a Humanidade possa almejar. Na revista Carta Capital, um artigo ("Contra o moinho dos ventos") relata o esforço de um trabalhador para servir sua comunidade com cultura".
João Carlos Queiroz Secom/Câmara