Cuiabá e seus atrativos turísticos são destaques de evento em Lima, no Peru




Siriri, viola de cocho, rasqueado, mojica de pintado e furundu tomaram conta da 12ª edição doGoal to Brasil, evento promovido pela Embratur, que leva pelo mundo um pouco das culturas das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. Realizado em Lima, no Peru, o evento ocorrido no último dia 29 teve Cuiabá como tema.
A Prefeitura de Cuiabá foi representada pelos secretários municipais de Turismo, Marcus Fabrício, e de Esportes e Cidadania, Carlos Brito.
“Tivemos a oportunidade de mostrar as potencialidades do turismo em Cuiabá e Mato Grosso. Os visitantes puderam apreciar um pouco da cultura e da gastronomia cuiabana. Isso atiçou muito a curiosidade em conhecer a nossa cidade”, destacou Marcus Fabrício.
Para o secretário Carlos Brito, a Copa de 2014 será uma oportunidade para Cuiabá mostrar muito mais do que uma arena de futebol. “Temos que mostrar a cultura, a hospitalidade e a tradição cuiabanas como diferenciais dentro do Brasil e do mundo”, afirmou.
 “O Goal to Brasil permite uma maior visibilidade em relação às peculiaridades de cada estado, dando enfoque a alguns atrativos turísticos brasileiros que ainda são pouco divulgados”, explicou Tufi Michreff, diretor de Administração e Finanças da Embratur.
Em cada Goal to Brasil, um estado brasileiro possui maior destaque para mostrar seus atrativos turísticos. No Peru, foi a vez do Mato Grosso, que contou com a apresentação da viola de cocho do mestre Alcides e do grupo de Siriri Flor Ribeirinha de Dona Domingas, além de shows dos cantores Daniel de Paula e Ana Rafaela. O artista plástico cuiabano Vitor Hugo também mostrou sua arte.
O evento contou com a presença de aproximadamente 250 convidados do mercado turístico peruano, dentre profissionais, imprensa, formadores de opinião e autoridades, além dos co-expositores brasileiros representando as 12 cidades-sede da Copa do Mundo. Outras 11 edições já foram realizadas nos seguintes países : Argentina, Chile, Uruguai, Colômbia, México, Estados Unidos, Canadá, Espanha, Alemanha, Itália, Franca, Inglaterra. As últimas duas edições acontecerão na Cidade do México (México) e Nova Yokk (EUA), em maio.
Para divulgar a gastronomia do estado, os chefs Dalton Rangel, Monica Rangel e Ariani Malouf prepraram mojica de pintado, feijão tropeiro, costelinha suína com purê de pequi, camarão com batata baroa, coco e azeite de urucum, mini arroz com carne seca e abóbora, entre outros. Para sobremesa, foi servido o tradicional furrundu, que mistura mamão verde com rapadura, cravo e canela.
Fonte:  Ana Assumpção - 3645-6054
Cuiabá e seus atrativos turísticos são destaques de evento em Lima, no Peru