Cisca galinho


As duras críticas do ex-prefeito de Cuiabá Wilson Santos (PSDB), que foi fragorosamente derrotado nas urnas em 2010 crente de que tinha respaldo eleitoral pela administração meia-boca que fez na capital do Estado, tem um endereço certo, conquistar uma cadeira na Assembleia Legislativa e tentar resgatar o espólio que foi de Dante de Oliveira. Wilson abriu a caixa de ferramenta contra o governo Silval Barbosa (PMDB) e principalmente teceu comentários a respeito do Fethab, que foi criado no governo do PSDB do qual ele fazia parte no passado, rompeu por não ser atendido, voltou e tentou se colocar como o grande salvador.
Endurecido
A Justiça Eleitoral e a Advocacia Geral da União (AGU) continuarão acionando prefeitos que foram cassados, resultando na realização de nova eleição, para que arquem com as despesas. 

Repúdio
Quinze sindicatos de servidores públicos de Mato Grosso emitiram uma nota de repúdio contra estudo contratado pela AMM e Assembleia que aponta como um dos principais gargalos do desenvolvimento do Estado o aumento das despesas com a folha de pagamento. Segundo a nota, isso denigre a imagem dos servidores junto à sociedade. E para concluir, apontam o que seriam os verdadeiros problemas: “incentivos ficais, excesso de cargos comissionados, terceirização e até amadorismo nas gestões dos órgãos”. Só falta mostrar o estudo pra provar.

Segundos
O Mobilização Democrática (MD), criado com a fusão do PPS e PMN, pode estar com seus dias contados, já que existe contestação judicial quanto à validade do novo partido a partir da fusão de antigas siglas. Como são 30 dias para aqueles com mandato migrarem, vai faltar tempo e coragem.

Manipulado
A propositura de ação contra Mauro Mendes por parte da OAB/MT, leia-se Maurício Aude, teria as impressões digitais de um certo secretário de Estado, ex-presidente da instituição que ainda mandaria muito.

Capivara
Comentários de bastidor dizem que o senador Pedro Taques, analisando insinuações de Luiz Antônio Pagot quanto ao governo Silval, disse que deveria antes olhar para trás e ver o tamanho da sua capivara (ficha corrida) no Dnit, de onde saiu por suposta cobrança de propina.

Poucas & Boas
A caminho das ruas e dos bairros estão as duas principais administrações municipais de Mato Grosso, geridas pelos prefeitos Mauro Mendes (PSB) de Cuiabá e Walace Guimarães (PMDB) de Várzea Grande.

***

Os novatos administradores municipais estão apelando para ações antigas dos famosos mutirões de atendimento da população com serviços mínimos como consultas, emissão de documentos, corte de cabelo e até mesmo cursos rápidos. A ação de certa forma é criativa.

***

Mauro Mendes já está na terceira edição. Walace Guimarães começa hoje sua primeira edição pelo bairro São Mateus, um dos maiores de Várzea Grande e praticamente carente de tudo.

***

Após uma rusga interna a disputa pela presidência da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) parece que sucumbiu, pois quase nada se ouve falar a respeito da disputa.

***

O atual presidente Rui Prado, que tenta permanecer no comando da instituição que já dirige há cinco anos e 8 meses e deseja ficar mais 3 anos e seis meses, disputa o mandato com Antônio Galvan, empresário do norte de Mato Grosso.

***

O problema é que se não houver um consenso entre as duas chapas pleiteantes a Famato poderá sofrer um grande revés, pois quem perder promete retirar seus sindicatos da Federação enfraquecendo-a e provocando uma ruptura de difícil consenso.