Professores da rede municipal de ensino de Cuiabá iniciaram na manhã desta terça-feira (30) a capacitação do “Amigos do Zippy”, um programa de educação emocional para crianças de seis e sete anos de idade.
Com as metodologias do “Amigos do Zippy”, os professores ensinam os pequenos a lidar com as dificuldades do dia a dia, a identificar seus sentimentos e conversar sobre eles, e a explorar maneiras de lidar com esses sentimentos.
“A educação emocional é baseada na simplicidade. Assim como somos educados a sempre escovar os dentes, deveríamos também ser educados a expressar nossos sentimentos e isso se tornar um hábito. Com o programa, as crianças aprendem que é normal sentir raiva, ciúmes ou qualquer outro sentimento negativo e como trabalhar essas emoções de forma positiva”, destaca Tania Paris, presidente da Associação pela Saúde Emocional de Crianças (ASEC), entidade responsável pela realização e expansão do Amigos do Zippy no Brasil.
Tania explica ainda que o programa incentiva a criança a interagir com outras pessoas de maneira saudável e a buscar e oferecer apoio quando necessário, a pensar por si mesma, estimulando um comportamento solidário e expandindo sua capacidade emocional e social. Ao longo das aulas, os alunos simulam situações cotidianas e desenvolvem estratégias para encarar e resolver os problemas apresentados.
O Amigos do Zippy será aplicado inicialmente em 36 escolas e envolverá mais de 3 mil alunos do 1° e 2° anos do Ensino Fundamental. Fonte: Ana Assumpção - 3645-6043