O deputado e presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Amparo à Criança, ao Adolescente e ao Idoso, Emanuel Pinheiro, propôs ao Executivo a criação do Programa de Combate ao Racismo no Estado de Mato Grosso. Entre as finalidades do projeto está a mobilização e sensibilização da sociedade pela superação do racismo.
“O racismo costuma ser visto como uma atitude individual, restrita às relações entre as pessoas, mas diversas vezes ele pode ser fruto de uma atitude coletiva ou institucional. As estatísticas das desigualdades raciais no Brasil demonstram que este é um problema bem mais amplo, que envolve a sociedade e o Estado através dos governos”, afirmou o deputado.
De acordo com a proposta está previsto a criação de canais de denúncia; campanhas de educação a fim de esclarecer a população acerca da importância da cultura afrodescendente; preservar, estimular e valorizar a cultura produzida no Estado; articular e centralizar as demais políticas de combate ao racismo.
Para o autor do projeto, a população afrodescendente do Estado de Mato Grosso contribuiu para a formação e o enriquecimento da cultura mato-grossense. Ela é originária dos povos africanos que primeiramente aportaram em território brasileiro durante a economia escravocrata do Império Português.
“Trata-se de um programa capaz de devolver à população afrodescendente a dignidade que ela merece, através da cultura, da educação, da justiça e da cidadania. A iniciativa nada mais é do que promover o acolhimento de uma população sufocada por séculos de ostracismo social”, justificou. (Assessoria)
0 Comments:
Postar um comentário
Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com