Setre e CNSESI promovem educação e cidadania a vítimas de exploração sexual

Processo sócio educativo é baseado em cursos profissionalizantes construídos a partir do alinhamento

O governo do Estado, através da Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo (Setre) firmou parceria com o projeto Vira Vida, desenvolvido pelo Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (CNSESI), que busca promover a elevação da auto-estima e da escolaridade dos jovens que são vítimas de exploração sexual ou em situação de vulnerabilidade, através do resgate à cidadania e inclusão no mercado de trabalho.
O processo sócio educativo do projeto que atende jovens de 16 a 21 anos é baseado em cursos profissionalizantes construídos a partir do alinhamento entre a demanda de cada mercado, o perfil e as expectativas dos jovens. Os cursos oferecidos contemplam a necessidade de integração entre formação profissional, educação básica, noções de autogestão e também asseguram atendimento psicossocial voltado ao resgate de valores e fortalecimento de vínculos familiares.
A parceria entre Setre, SESI e CNSESI foi firmada na reunião que aconteceu na manhã da última quarta-feira (26/06) na Federação das Indústrias do Piauí (FIEPI), onde a secretária do Trabalho, Larissa Maia, ficou a par de todos os objetivos e procedimentos do Vira Vida. “É um projeto lindo e de uma responsabilidade social imensa, principalmente em relação ao primeiro emprego, sendo imprescindível a total atenção e apoio do Governo do Estado que irá viabilizar estrutura e equipe para a inclusão dessas meninas no mercado. Apoiar causas como esta é um dever como gestora e cidadã”, diz a secretária.
A pauta principal do encontro foi a inclusão produtiva dos jovens, através da empregabilidade, a qual a Setre se disponibilizou a fazer, já que é responsável pelo encaminhamento de trabalhadores ao mercado. Neste âmbito, a secretária do Trabalho aponta três linhas nas quais a Secretaria pode estar atuando junto ao projeto. “Primeiro iremos fazer a emissão da carteira dos jovens, passando a ajudá-los na confecção do currículo que é de extrema importância e então, cadastrá-los no Sistema Nacional de Empregos para que os encaminhamentos sejam feitos”, afirma.
Presente no encontro, Jair Meneguelli, presidente do SESI, ressalta a importância da empregabilidade no projeto. “Não sei ao certo qual a parte mais importante do projeto, entretanto a empregabilidade é o diferencial, é a continuidade do resgate. O projeto está em expansão e é necessário que se faça um reposicionamento para buscar uma maior eficiência quanto a este quesito. Precisamos ser incansáveis, pois de fato, o Vira Vida está salvando muitas vidas em todo o país” declara.
O trabalho do Vira Vida consiste no resgate dos jovens através da oferta de conhecimento, informação, cidadania e iniciação profissional e ganhou amplitude no ano de 2010 com a realização de várias ações em diferentes regiões do Brasil. No Piauí, o projeto forma a segunda turma e a perspectiva é que mais turmas sejam formadas em Teresina e Parnaíba, nas quais os jovens podem optar entre os cursos de Costureiro(a) Industrial e Auxiliar Administrativo, sendo posteriormente encaminhados para o mercado de trabalho e sendo acompanhados pelo SESI. Saiba mais sobre o projeto no site: http://www.viravida.org.br.
Fonte: Com informações da CCOM
Publicado Por: Neumara Silva