O Ato Público, realizado na noite desta quarta-feira (26), na Câmara de Dourados, para debater sobre o abuso e exploração sexual infantil, reuniu diversas autoridades. O presidente da Comissão de Direitos Humanos, Dirceu Longhi (PT), propôs o evento com o objetivo de conscientizar sobre o Dia Municipal do Enfrentamento instituído no dia 29 de junho e sensibilizar a população sobre os problemas que envolvem a exploração sexual.
O destaque da noite foi Joelson Soares, de 18 anos, membro do Concex estadual desde os 13 anos, que falou sobre o tema de maneira esclarecedora. “Como ele usa a mesma linguagem da criança e do adolescente, o receptor ouve e entende melhor. Ele é um multiplicador de informações, mostra principalmente que a criança e/ou adolescente tem que ter um desenvolvimento sexual saudável. Ele vai crescer e no tempo correto terá um relacionamento sem traumas e, isso é muito importante”, disse Rogério Fernandes, coordenador do Comitê. Ele relatou ainda que Joelson atua com palestras e panfletagem direta às crianças e adolescentes.
Para o próximo ano, o vereador Dirceu Longhi não quer apenas um ato público. “Organizaremos uma semana de ações nos bairros, escolas, secretarias e em todos os setores que estão ligados diretamente ao tema. Temos que mobilizar a população e alertar de forma simples e direta as crianças e adolescentes”, disse o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Dourados.
Participaram do evento a vereadora e vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos, Virgínia Magrini; Rogério Fernandes Lemes, coordenador geral do Comcex (Comitê Municipal de Enfrentamento da Violência e de Defesa dos Direitos Sexual de Crianças e Adolescentes); Luciana Ramires Fernandes Magalhães, presidente da Comissão da Criança e do Adolescente da 4ª subseção da OAB/MS, Fabrícia Barbosa Lima, promotora de Justiça do Ministério Público Estadual, Simone Brasil, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Adriana Garritano Dourado, psicóloga do Centro de Referência Especializado de Assistência Social; Ediana Mariz Bach, presidente da Casa de Conselhos de Dourados e Nilda da Silva Pereira, coordenadora de projeto do Instituto Brasileiro de Inovações Pró-sociedade saudável Centro-Oeste e membro do Concex estadual. Com assessoria