Secretaria de Turismo lança campanha contra exploração sexual infantil

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Foto: Divulgação/ALMS

O Ministério de Turismo começou  a distribuir nesta sexta-feira (14), material publicitário nas seis cidades-sedes da Copa das Confederações com material da campanha do governo federal “Proteja – não desvie o olhar” que estimula a população a denunciar abusos contra crianças e adolescentes.
Salvador, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Belo Horizonte receberam cerca de 100 mil banners, cartazes e adesivos. O material também chegou a hotéis, bares, restaurantes, agências de viagens e empresas de transportes.
O anúncio foi feito pelo coordenador Adelino Neto, do programa Turismo Sustentável e Infância (TSI), ligado ao Ministério do Turismo na rede de proteção coordenada pela Secretaria de Direitos Humanos (SDH) da Presidência da República. “O objetivo da campanha é estimular o cidadão a denunciar os casos de abuso e exploração”, afirmou Adelino Neto.
“A exploração de crianças e adolescentes é crime tipificado pelo Código Penal e consta no Estatuto da Criança e do Adolescente”, afirma. Segundo ele, desde 2004 o disque denúncia já registrou mais de três milhões de reclamações.
Segundo a Secretaria de Direitos Humanos, nos últimos anos houve um aumento no número de denúncias relacionadas a abusos cometidos contra crianças e adolescentes, idosos, pessoas com deficiência, moradores de rua e LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transexuais). Somente em 2012 foram 168,6 mil contra 96,4 mil registrados em 2011, o que corresponde um aumento de 74,9%.
Neste ano, o disque 100, registrou 53,5 mil denúncias nos três primeiros meses, o que equivale a 595 casos por dia, uma evidência que a população está se conscientizando, segundo Neto. Além de apoiar a campanha, o Ministério do Turismo realiza por meio do programa TSI, ações de conscientização em períodos de grande movimentação de turistas: uma delas ocorreu às vésperas do Carnaval.
Agora mobiliza as cidades-sede da Copa das Confederações: Salvador, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Em novembro, a terceira campanha do ano terá como foco a temporada de verão.