A nossa missão está cumprida graças ao apoio efetivo da Polícia Judiciária Civil, afirmou Emanuel Pinheiro



“A nossa missão está cumprida graças ao apoio efetivo da Polícia Judiciária Civil, que localizou com vida o jovem João Evangelista de Oliveira”, explanou o presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Amparo à Criança, ao Adolescente e ao Idoso, o deputado Emanuel Pinheiro (PR).
COMISSÃO APRESENTA VÍDEO E PÕE FIM NO SUMIÇO DE TESTEMUNHA

Nesta terça-feira (3) foi apresentado um vídeo – capturado pelo Núcleo de Inteligência da Polícia Civil – que testemunhou o paradeiro do rapaz. Ele estava desaparecido desde que saiu do Programa de Proteção a Testemunhas, do Governo Federal, após denunciar a extração de madeiras ilegal ao Norte de Mato Grosso. O rapaz foi peça chave da “Operação Mapinguari”, desencadeada em 2007 pela Polícia Federal.
“O objetivo foi alcançado sendo o mesmo localizado da ocorrência feita pela genitora senhora Maria de Lourdes Evangelista, onde para nossa surpresa o mesmo afirmou ter se desligado do Programa de Proteção de livre e espontânea vontade e que por conta própria resolveu viver sem contato com seus familiares, atribuindo seu desaparecimento por culpa de sua genitora, uma vez, que na época em que fez as denúncias o fez por pressão da mesma, e, com a promessa que seu nome ficaria em sigilo”, disse o delegado Silas Tadeu Caldeira.
O secretário-adjunto de Segurança Pública, coronel Antônio Roberto Monteiro de Moraes, ressaltou a importância do requerimento feito pela Comissão da Assembleia Legislativa para elucidação dos fatos. “A sensação é dever cumprido, que, graças ao pedido feito pelo deputado foi possível chegar a um desfecho final. O deputado pode sim requerer qualquer tipo de intervenção policial, já que se trata de um representante do povo”, destacou.
Ainda de acordo com o presidente da Comissão Permanente, o próximo passo é promover um encontro entre mãe e filho. Na ocasião, a senhora Maria de Lourdes se queixou também de ameaças que vem sofrendo.
O deputado disse que se oficializadas medidas cabíveis serão tomadas a fim de preservá-la sua integridade. O caso – João José Evangelista de Oliveira foi peça chave da “Operação Mapinguari”, desencadeada em 2007 pela Polícia Federal.
No total 23 pessoas foram presas após João prestar depoimento à PF, afirmando que madeireiros de Feliz Natal, Sorriso, Vera e Nova Ubiratã juntamente com índios do Parque Nacional do Xingú estarem ligados à extração ilegal de madeira de terras indígenas.
Entre os presos estavam o cacique Ararapan Trumari e três ex-gerentes do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), na regional de Sinop; madeireiros em Feliz Natal, em Sorriso e Vera. Eles foram acusados pelo Ministério Público Federal (MPF) de envolvimento na extração ilegal de madeira de áreas indígenas.
A Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Amparo à Criança, ao Adolescente e ao Idoso é representada pelos deputados Emanuel Pinheiro, Alexandre César, Luiz Marinho, João Malheiros e Luciane Bezerra.
Mais informações:
Assessoria de Gabinete
Tel: 3313 6400
FONTE : Assessoria de Imprensa

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com