“A nossa missão está cumprida graças ao apoio efetivo da Polícia Judiciária Civil, que localizou com vida o jovem João Evangelista de Oliveira”, explanou o presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Amparo à Criança, ao Adolescente e ao Idoso, o deputado Emanuel Pinheiro (PR).COMISSÃO APRESENTA VÍDEO E PÕE FIM NO SUMIÇO DE TESTEMUNHA
Nesta terça-feira (3) foi apresentado um vídeo – capturado pelo Núcleo de Inteligência da Polícia Civil – que testemunhou o paradeiro do rapaz. Ele estava desaparecido desde que saiu do Programa de Proteção a Testemunhas, do Governo Federal, após denunciar a extração de madeiras ilegal ao Norte de Mato Grosso. O rapaz foi peça chave da “Operação Mapinguari”, desencadeada em 2007 pela Polícia Federal.
“O objetivo foi alcançado sendo o mesmo localizado da ocorrência feita pela genitora senhora Maria de Lourdes Evangelista, onde para nossa surpresa o mesmo afirmou ter se desligado do Programa de Proteção de livre e espontânea vontade e que por conta própria resolveu viver sem contato com seus familiares, atribuindo seu desaparecimento por culpa de sua genitora, uma vez, que na época em que fez as denúncias o fez por pressão da mesma, e, com a promessa que seu nome ficaria em sigilo”, disse o delegado Silas Tadeu Caldeira.
O secretário-adjunto de Segurança Pública, coronel Antônio Roberto Monteiro de Moraes, ressaltou a importância do requerimento feito pela Comissão da Assembleia Legislativa para elucidação dos fatos. “A sensação é dever cumprido, que, graças ao pedido feito pelo deputado foi possível chegar a um desfecho final. O deputado pode sim requerer qualquer tipo de intervenção policial, já que se trata de um representante do povo”, destacou.
Ainda de acordo com o presidente da Comissão Permanente, o próximo passo é promover um encontro entre mãe e filho. Na ocasião, a senhora Maria de Lourdes se queixou também de ameaças que vem sofrendo.
O deputado disse que se oficializadas medidas cabíveis serão tomadas a fim de preservá-la sua integridade. O caso – João José Evangelista de Oliveira foi peça chave da “Operação Mapinguari”, desencadeada em 2007 pela Polícia Federal.
No total 23 pessoas foram presas após João prestar depoimento à PF, afirmando que madeireiros de Feliz Natal, Sorriso, Vera e Nova Ubiratã juntamente com índios do Parque Nacional do Xingú estarem ligados à extração ilegal de madeira de terras indígenas.
Entre os presos estavam o cacique Ararapan Trumari e três ex-gerentes do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), na regional de Sinop; madeireiros em Feliz Natal, em Sorriso e Vera. Eles foram acusados pelo Ministério Público Federal (MPF) de envolvimento na extração ilegal de madeira de áreas indígenas.
A Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Amparo à Criança, ao Adolescente e ao Idoso é representada pelos deputados Emanuel Pinheiro, Alexandre César, Luiz Marinho, João Malheiros e Luciane Bezerra.
Mais informações:
Assessoria de Gabinete
Tel: 3313 6400
Assessoria de Gabinete
Tel: 3313 6400
FONTE : Assessoria de Imprensa
0 Comments:
Postar um comentário
Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com