Senac se torna parceiro de campanha no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes


O Senac Paraíba firmou parceria com o Governo do Estado no apoio à Campanha de Proteção Integral aos Direitos da Crianças e  do Adolescente do Estado da Paraíba na última segunda-feira, 20. Com o tema “Não finja que não viu”, a iniciativa irá instruir a população sobre o que é abuso e exploração sexual de menores. A solenidade contou com a presença do Presidente do Sistema FECOMÉRCIO/SESC/SENAC Paraíba, Marconi Medeiros; do Governador Ricardo Coutinho; de representantes do Ministério Público, do Poder Judiciário, do Trade Turístico da capital, entre outras autoridades.

O projeto acontece por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh) e abrangerá restaurantes, bares, pousadas e hotéis com a distribuição de cartazes que alertam contra este crime. O Senac se torna aliado nesta causa investindo na conscientização e apresentação do Estatuto da Criança e do Adolescente em todos os cursos voltados para área de hotelaria e turismo oferecidos pela instituição. Os novos profissionais que estão se formando neste ramo serão capacitados para enfrentar esta realidade e contribuir com a proteção desta parcela da população que tem seus direitos violados.
A Secretária de Desenvolvimento Humano, Aparecida Ramos, destacou a participação do Senac

A Secretária de Desenvolvimento Humano do Estado, Aparecida Ramos, destacou a participação do Senac. “É de suma importância a parceria que o Senac nos oferece, pois grandes índices de exploração infantil acontecem no seguimento da hotelaria e do turismo. Uma forma de combatê-los é formando pessoas instruídas sobre o assunto para aturarem de forma eficaz no combate a esta prática, já que estas estão próximas  da realidade. Como o Senac é uma renomada instituição provedora de cursos profissionalizantes nesta área decidimos aliar esforços nesta luta”, afirmou.

“Esta campanha é uma forma do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial da Paraíba, mais uma vez, colaborar com os poderes públicos e, neste caso, contra a exploração das crianças e dos adolescentes do nosso estado. Eles serão o futuro da Paraíba, tanto pela força de trabalho, como pelo potencial que têm de se tornarem os empresários de amanhã. É nossa responsabilidade, como instituição voltada para o comércio, aderir a esta causa”, declarou o Presidente do Sistema Fecomércio Paraíba, Marconi Medeiros.
Presidente do Sistema Fecomércio-PB, Marconi Medeiros, firmou a parceria



Na ocasião, também foi lançado um disque denúncia para casos de violência contra criança e adolescentes, e o governador Ricardo Coutinho assinou termo para a implantação de um programa de proteção a vítimas de ameaça de morte. A campanha terá mobilização durante todo o ano através de palestras em escolas, distribuição de material educativo em pontos estratégicos da cidade e nos municípios do estado, além de panfletagem em feiras, na orla da capital e em grandes eventos.