PR exige criação da secretaria de Agricultura para acomodar aliados


Da Redação
Lideranças do PR solicitaram ao prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB) a criação da Secretaria Municipal de Agricultura. A proposta chegou a ser discutida na Câmara Municipal, na legislatura passada, mas não saiu do papel.
Agora, o prefeito já estuda a proposta. O projeto foi proposto a Mendes pelos deputados estaduais Mauro Savi e Emanuel Pinheiro e o senador Blairo Maggi.
Atualmente, o setor é vinculado à Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico (SMTDE) e tem o ex-secretário de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, Jilson Francisco (PMDB) como diretor de Agricultura.
A estimativa é de que a Capital estaria deixando de acessar recursos da ordem de R$ 300 milhões do governo federal para projetos voltados à agricultura familiar por não contar com a pasta específica para o setor.
Mendes teria admitido a necessidade de criação da pasta, mas estaria receoso em relação ao aumento de custos na estrutura do Município. Desde que assumiu a prefeitura, ele defendeu a fusão de secretarias como forma de enxugar a máquina. Apesar do anúncio da decisão de diminuir a quantidade de secretarias, o prefeito não chegou a efetivar a proposta.
Uma delas era unir as secretarias de Cultura e de Turismo, mas após as críticas do setor manteve a atual formatação e destacou Marcus Fabrício (PTB) para comandar ambas.
Atualmente a Prefeitura conta com 21 secretarias. Era projeto de campanha de Mendes a criação de mais duas pastas, uma de Assuntos Estratégicos e outra de Apoio à Segurança Pública, mas recuou da proposta e passou essas atribuições às secretarias já existentes.
Além das atividades de fomento à agricultura familiar, uma das principais demandas para a pasta seria a gestão do Centro de Abastecimento da Capital, que vem sendo discutida há anos. Mesmo sem ter nomes indicados no comando das secretarias municipais, o PR tem marcado forte atuação na gestão Mendes.
O partido, que compôs a coligação para sua eleição com o candidato a vice-prefeito, deputado João Malheiros (que acabou renunciando ao cargo), possui influencia na administração.
Contudo, caso o prefeito acate a sugestão dos republicanos, a pasta deve ficar sob o comando de Jilson Francisco que, apesar de peemedebista, aparece como indicação do PR.
Sob seu comando a diretoria de Agricultura da SMTDE já tem como projetos a implantação de, no mínimo, cinco polos de produção irrigada no município a fim de contribuir para a independência do mercado interno de alimentos.