O silêncio que dói!


Queridos pais! O assunto de hoje vai nos causar grande desconforto, assim espero, já que vou falar um pouquinho sobre abuso sexual a crianças. Estou já há algum tempo querendo trazer alguns pensamentos sobre este tema que nos causa tanto desconforto. Mas, infelizmente, também tenho silenciado. Acredito que por saber que é um tema que causa dor também na alma!
Mas precisamos falar, alertar, proporcionar uma mão estendida, desmistificar, aprender a acolher. Tenho percebido que o que mais dói é o silêncio, o não poder falar sobre o abuso sofrido, principalmente porque em muitos casos ele ocorre dentro das próprias casas, e mais, por quem deveria proteger. Pais, padrastos, avós, tios, estes estão no topo do ranking dos abusadores.
Uma pessoa em atendimento relatou que foi abusada dos quatro aos 13 anos, sabem por quem? Pelo próprio pai. Esta pessoa relatou que gritava muito, e não tinha uma “alma viva” para a socorrê-la. Hoje, já adulta, o caso veio à tona e uma vizinha disse que escutava os gritos desta criança na época do abuso, mas não fazia nada, “pasmem”, para não invadir a privacidade dos vizinhos.  Pelo amor de Deus, se tu estás escutando algo errado no vizinho, praticamente todos os dias uma criança, ao ficar sozinha com o pai, grita desesperadamente, tem que ter algo errado. Tu não podes deixar assim, precisas denúnciar! E nos dias de hoje você pode fazer denuncia anônima, ou vai até o Conselho Tutelar ou a Delegacia, mas toma uma atitude de alguém que tem sangue pulsando em suas veias!
Outro fato bem importante do porque muitas vezes não denunciamos, isto é não socorremos os pequenos, é porque pensamos “isto não vai dar nada”! Ou ainda pensamos que depois os vizinhos podem ficar brabos com a gente.  Neste caso, acho melhor parar de pensar e começar a agir, fazendo a sua  parte!
Desculpa-me se deixo alguém desconfortável, mas ainda  vou  trazer algo para as mães. Você precisa olhar nos olhos dos teus pequenos, e proteger. Os pequenos  geralmente  dão sinal de que tem algo errado, mas alguém tem que ser amoroso em observar.  É bem importante,  mulheres, não tenham amor cego para os seus companheiros.  Sejam observadoras!!!
Geralmente os abusadores calam as crianças com promessas ou chantagens bem grotescas e por isso as crianças ficam caladas em seus  “silêncios” doloridos! O sofrimento e a dor tomam o lugar da alegria, do brilho no olhar! Quero te convidar a ser os olhos e ouvidos de crianças que hoje estão indefesas  “ gritando” em seus “silêncios”, muitas vezes reféns em suas próprias casas! Denuncie!!!
Você já abraçou o seu filho hoje?
Uso do cinto de segurança salva vidas!