MP/AC participa de encontro sobre tráfico e exploração sexual no Uruguai

mp_em_enontro_no_uruguaiA proposta de um projeto de enfrentamento ao tráfico de crianças e adolescentes para fins de exploração sexual também compõe a programação do evento

A proposta é de estabelecer mecanismos de cooperação internacional que permitam a construção coletiva de soluções efetivas


Nestas segunda e terça-feira, 10 e 11,  o Ministério Público do Estado do Acre (MP/AC) participa do Encontro Internacional sobre o Enfrentamento ao Tráfico de Crianças e Adolescentes para fins de Exploração Sexual, em Montevideo (Uruguai), no MERCOSUL-PAIR MERCOSUL. A secretária-geral da Coordenadoria da Infância e da Juventude do MP/AC, Josenira Oliveira, juntamente com uma representante da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, Elidiane Soares, participam do evento.
A proposta é de estabelecer mecanismos de cooperação internacional que permitam a construção coletiva de soluções efetivas, troca de informações e experiências, coordenação das intervenções nacionais e o estímulo de ações conjuntas, permitindo a construção de uma rede regional e a racionalização do investimento público destes pares no enfrentamento da violência sexual.
A discussão da proposta de um projeto de enfrentamento ao tráfico de crianças e adolescentes para fins de exploração sexual também compõe a programação do evento. Neste contexto, a UFMS foi escolhida pelas autoridades da NiñoSur para ser responsável pela coordenação técnica e metodológica da implantação do PAIR Mercosul. Além de adaptar e repassar a metodologia utilizada, também fez todo o processo de capacitação dos países, supervisão das ações, monitoramento das atividades e resultados, bem como toda a sistematização do que foi realizado ao longo do projeto.
O projeto é fruto de uma parceria firmada entre a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), por meio da Coordenação do Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, por meio do Programa Escola de Conselhos (PREAE/UFMS). O projeto conta com a parceria do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).



Veja também: