No Dia Mundial contra o trabalho infantil, 12 de Junho, a Ministra da Juventude, Emprego e Desenvolvimento dos Recursos Humanos, Janira Hopffer Almada esteve presente numa acção de sensibilização sobre a prevenção dessa problemática realizada pela delegação do ICCA, Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente na Escola de Ensino Básico, Jovino Santos, ilha de São Vicente.
Na presença do delegado do ICCA, Jandir Oliveira, da directora a da escola, Adélia Santos, a Ministra defendeu que os direitos das crianças devem ser salvaguardados, e que o Governo tem cumprido os seus deveres para com as crianças e os adolescentes cabo-verdianos ao ratificar convenções que visar reforçar os direitos consagrados na Constituição da República.
A Ministra sublinhou que há uma necessidade de combater o trabalho infantil, mas que as medidas adoptadas devem ter em conta sempre as especificidades culturais de Cabo Verde. E acrescentou que o plano para prevenir e erradicar o trabalho infantil em Cabo Verde será submetido à análise e aprovação do Conselho de Ministros de acordo com o plano baseado no estudo sobre o trabalho infantil, realizado em 2012 pelo INE.