Da Redação
Para este ano a Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso (SEC) conta com um orçamento de aproximadamente R$ 27 milhões, que corresponde a um déficit de cerca de R$ 8 milhões comparados ao do ano passado. Dados apresentados pela secretária da SEC, Janete Gomes Riva, durante a reunião da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto da Assembléia Legislativa de Mato Grosso, esta semana.
“A demanda é enorme. A diversidade cultural do nosso Estado é riquíssima. A classe tem uma grande expectativa com relação à gestão, que por sua vez esta também espera muito a possibilidade de criarmos novas fontes de patrocínio cultural, além do Fundo. Talvez uma lei híbrida, onde consigamos dar ao artista ou produtor a possibilidade de captação financeira junto à iniciativa privada também. Isso ajudaria muito a sustentar um planejamento a longo prazo, devolvendo à pasta credibilidade e eficiência”, destacou a secretária de Cultura Estadual de Mato Grosso, Janete Gomes Riva.
Com orçamento para 2013 enxugado, muito aquém das necessidades do setor cultural, o objetivo da SEC é resgatar a identidade da Cultura do Estado, ampliando a respeitabilidade da pasta. Para isso, sensibilizar, envolver e integrar as pessoas, o estado e os municípios são palavras de ordem para a ampliação da difusão e democratização cultural. "Temos que aproveitar o fato de Cuiabá ser uma das sedes da Copa de 2014, e fazer disso uma ferramenta para a promoção da Cultura", destaca Janete Riva.
A cultura é a alma de Mato Grosso, afirma a secretária. E hoje ela também é sinônimo de emprego, renda e fortalecimento social, e já se pode ver, em vários lugares do mundo, o porduto cultural transformando a vida de muitas pessoas, sem deixar de ser a manifestação autêntica de um povo.
Planejamento 2013
Dentre os projetos de 2013, está a reativação da Literamérica - Feira Internacional do Livro da América Latina -, e também, na oportunidade o lançamento do Dicionário Oficial do Linguajar Cuiabano.
Dentre os projetos de 2013, está a reativação da Literamérica - Feira Internacional do Livro da América Latina -, e também, na oportunidade o lançamento do Dicionário Oficial do Linguajar Cuiabano.
A secretária está na expectativa sobre a aprovação do Sistema e do Plano Estadual de Cultura. E Mato Grosso é um dos primeiro Estados da União que já apresentou a proposta para a Casa Civil. Janete Riva destacou que o Sistema Nacional de Cultura é um processo de articulação, gestão e promoção conjunta de políticas pactuadas entre a união, o Estado, os municípios e a sociedade civil.
Já o Plano de Cultura é um documento onde estão reunidas as diretrizes, metas e estratégias para as políticas de cultura do Estado. “Com o Plano estamos aptos a receber recursos federais e assistência para a elaboração de projetos e inserção no Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais”, complementou Janete Riva.
O Programa Conexões, em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e Ministério da Cultura (Minc) já se encontra em fase de implantação; museus virtuais; curso de graduação em museologia, em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); levantamento do acervo Rondon em território nacional, São alguns dos projetos da SEC-MT.
A criação da Pinacoteca de Mato Grosso é quase uma urgência, já que todo o acervo de artes plásticas da SEC está, por falta de espaço e adequação, guardado em seus porões.
Ações
Em 150 dias de gestão, tambamentos de patrimônio material e imaterial foram concluído, e vários pedidos de criação de museus e mais tombamentos no interior passam por análise técnica.
Em 150 dias de gestão, tambamentos de patrimônio material e imaterial foram concluído, e vários pedidos de criação de museus e mais tombamentos no interior passam por análise técnica.
O Cine Teatro de Cuiabá foi reaberto; O Birô Criativa está chegando; a temporada 2013 da Orquestra de Mato Grosso e Orquestra Jovem de Mato Grosso foi aberta; foram feitas parceria com os projetos Hip Hop na Praça, no bairro do Porto, e do Grito Rock. Importante lembrar da parceria com Programa Nacional de Acesso ao ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e a digitalização de 10 bibliotecas em municípios de Mato Grosso, bem como a divulgação da cultura matogrossense em Londres, Berlim e Portugal.
A Cavalhada de Poconé, a Festança de Vila Bela da Santíssima Trindade, o Festival de Cururu e Sirir, o Circuito de Quadrilhas do Araguaia (Cirquaia), o Festival Nacional de Viola, em Poxoréu, e inúmeras outras ações marca, a presença da SEC no interior de Mato Grosso.