DOUTOR FÁBIO II Mendes promete retirar grileiros de bairro

Flávia Borges, repórter do GD
Tchélo Figueiredo/Secom
A briga tomou proporções tão grandes, que Mendes precisou ir ao bairro para acalmar os ânimos da população. 
O prefeito Mauro Mendes (PSB) tenta contornar a polêmica criada após fiscais da prefeitura terem ido ao bairro Doutor Fábio II e supostamente enganando os moradores, prometendo que se assinassem documentos emitidos pelo Executivo, o local seria regularizado e as escrituras entregues a eles. Conforme os moradores, só depois de assinarem perceberam que tratava-se de uma ordem de despejo.
A briga tomou proporções tão grandes, que Mendes precisou ir ao bairro para acalmar os ânimos da população. Segundo o prefeito, o que acontece é que a área onde está localizados os bairros Doutor Fábio II e Altos da Serra pertencem à prefeitura. Foram doados por Isabel Luiza de Abreu Leite, Fabíola Abreu Leite Ferracini e Fábio Firmino Leite Júnior.
“Teve gente que usou de má fé e vendeu terrenos no Doutor Fábio II. Alguns moradores pagaram por isso e moram no local há muitos anos. Não vamos tirar estas pessoas de lá. Vamos realizar um levanamento sócio-econômico e todos aqueles que comprovarem que são baixa-renda permanecerão no local”, afirmou o prefeito.
Os moradores do Doutor Fábio II, porém, desmentem a versão da prefeitura e dizem que fiscais agiram com truculência estabelecendo prazo de 72 horas para que eles deixassem suas casas.
“Serão retirados do local aqueles que forem especuladores, ou seja, que praticam a grilagem. Eles se apropriaram de áreas públicas e enganaram as pessoas ao venderem para que elas construíssem. E aquelas pessoas que tiverem vários terrenos, que possuem uma boa condição financeira, também não vão ficar”, explicou o prefeito.

No total, serão R$ 95,5 milhões destinados à construção de 472 casas populares na área pública que hoje está ocupada pelos moradores. Também serão construídas 475 casas no bairro Jonas Pinheiro. Além disso, outras 600 casas de moradores carentes, que se encontram em situação precária, serão reformadas com os recursos da Prefeitura de Cuiabá e do programa federal.

Também serão asfaltadas, no Dr. Fábio II, 70% das ruas, o que corresponde a 36,4 km de extensão. Já no Altos da Serra II, que também faz parte desta etapa do programa, o asfalto chegará à extensão de 12 km, o que corresponde a 58% do bairro. Também será realizada a regularização fundiária de 100% dos lotes de habitação de interesse social e ampliação e reforma das unidades habitacionais (totalizando 250 melhorias habitacionais).