A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Tráfico de Pessoas no Brasil ouve hoje, a partir das 9 horas, diversas autoridades do estado de Mato Grosso sobre o sequestro de um bebê, flagrado no dia 31 de maio, que tinha o objetivo de traficar seus órgãos.
Jucione Santos Souza foi presa sequestrando o bebê de um mês pelo delegado da divisão de flagrantes do estado, Ivar Polesso. O caso passou a ser investigado pelo delegado da Divisão Antisequestro da Polícia Federal em Mato Grosso, Gianmarco Paccola. A sequestradora será ouvida hoje pelos integrantes da CPI.
Dentre as autoridades policiais serão ouvidos o superintendente Regional da Polícia Federal no Estado de Mato Grosso, Edivaldo Waldemar Gênova; o delegado-Geral da Polícia Civil, Anderson Aparecido dos Anjos Garcia; além de Polesso e Paccola.
Os depoimentos acontecerão na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Entre os deputados que viajaram para o estado para tomar os depoimentos estão o 1º vice-presidente da CPI, Luiz Couto (PT-PB), e José Augusto Maia (PTB-PE).
Entre os depoentes estão o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, deputado Romoaldo Júnior; o presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Amparo à Criança, ao Adolescente e ao Idoso, deputado Emanuel Pinheiro; o secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Luis Antonio Possas de Carvalho; e o procurador-Geral de Justiça, Paulo Roberto Jorge do Prado.
No núcleo de autoridades do Mato Grosso ligadas aos direitos humanos estão a coordenadora do Centro de Referência em Direitos Humanos, Claudia Cristina Ferreira Carvalho; a coordenadora do Comitê Estadual de Prevenção e enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, Dulce Regina Amorim; o presidente da OAB - Secccional Mato Grosso, Maurício Aude; o presidente do conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Dirceu Belarmino Pereira; a coordenadora Geral dos Conselhos Tutelares de Cuiabá, Flávia Cristina da Silva Carvalho; o diretor do Centro da Pastoral para Migrantes, padre Olmes Milani; o coordenador do Comitê Estadual de Enfrentamento e Prevenção ao Tráfico de Pessoas do estado, Daniel Almeida de Macedo; e o superintendente Regional da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Rinaldo Sandro Teixeira.
CPI do tráfico de pessoas ouve sequestradora de bebê presa em flagrante
junho 14, 2013