Dr. Thiago falou na abertura do seminário "Pedofilia? Aqui, Não!"...
Foto: Tonico Alvares
... e na reunião de pastores que tratou de combate a incêndios em templos religiosos
O presidente da Câmara Municipal, vereador Dr. Thiago Duarte (PDT), abriu o seminário “Pedofilia? Aqui Não!”, organizado pela Frente Parlamentar de Defesa da Criança e do Adolescente, na manhã desta quarta-feira (26/6), destacando a necessidade dos agentes sociais, de saúde e de educação ficarem atentos aos sinais de abuso e exploração sexual.
“Temos que prestar atenção nas mudanças de comportamento, e mesmo físicas, das crianças e adolescentes como forma de prevenir os crimes sexuais”, alertou Dr. Thiago. Na mesma linha, o presidente da Frente Parlamentar, Elizandro Sabino (PTB), afirmou que “a única forma de combater a pedofilia é com informação, diálogo e estratégias de prevenção”.
O seminário, que ocorreu no auditório Ana Terra, teve como palestrantes o promotor de justiça Alexandre Spizzirri, a defensora pública Cláudio Barros, a psicóloga da polícia civil Suzana Braum, a coordenadora do Comitê Municipal de Enfrentamento à Violência e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes (Evesca), Cláudia Machado, e o diretor do Instituto de Desenvolvimento Sustentável (Idest), Joaquim Sigaut. No seminário, Ângela Chaves, autora do livro Lágrimas do Silêncio, contou sua história pessoal, uma vez que foi vítima de pedofilia.
Segurança contra incêndios
Dr. Thiago também participou da abertura da reunião sobre prevenção contra incêndios, organizada pelo Conselho de Pastores de Porto Alegre e proposta pelo vereador João Derly (PCdoB). Na ocasião, o presidente da Câmara destacou que “é preciso ter sensibilidade para diferenciar estabelecimentos conforme o tipo de atividade desenvolvido e, assim, se for o caso, inclusive mudar a legislação vigente como forma de garantir a segurança da população”.
No encontro, que ocorreu plenário Otávio Rocha, o arquiteto Túlio Czerny proferiu a palestra “O testemunho da Prevenção”, apresentando medidas de segurança que os pastores e frequentadores dos templos devem ter para evitar tragédias. O prefeito José Fortunati e os vereadores Luiza Neves (PDT), Reginaldo Pujol (DEM) e Waldir Canal (PRB) participaram do evento.
Texto: Gustavo Ferenci (reg. prof. 14303)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)