Silval Barbosa se reuniu nesta quinta-feira (15) com o ministro dos Transportes, César Borges, em Brasília para apresentar o projeto de inclusão no Plano Ferroviário Nacional.
Governo do Estado trabalha para conseguir a quarta ferrovia para Mato Grosso. Silval Barbosa se reuniu nesta quinta-feira (15) com o ministro dos Transportes, César Borges, em Brasília para apresentar o projeto de inclusão no Plano Ferroviário Nacional de uma linha férrea que vá da região do Araguaia ao porto do Pará.
Segundo Silval, o projeto prevê a construção da ferrovia por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP). “Afirmamos ao ministro que tem empresários que, por meio de PPP, têm interesse na ferrovia pelo potencial da região, tanto na agricultura quanto em minérios e produto vegetal. É uma ferrovia que nasce com viabilidade”, afirmou o chefe do executivo estadual.
Com o pré-projeto em mãos, o ministro deve analisar a proposta juntamente com sua equipe. De acordo com o governador, com os modelos de PPP ou concessão não há espera nem dependência do orçamento público. Com um projeto viável “com certeza você acha interessados”.Mato Grosso já conta com a Ferronorte, que chegou a Rondonópolis; com a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FICO), que entrará na fase de licitação e passará por Lucas do Rio Verde; e com o projeto da Cuiabá-Santarém, que está em estudos na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
O Encontro do governador silval Barbosa com o Ministro César Borges teve a participação dos deputados estaduais José Riva e Pedro Satélitee de integrantes da bancada Federal (senador Jaime Campos, deputados Julio Campos, Nilson Leitão, Eliene Lima e Wellington Fagundes) e o vice-prefeito de Sorriso, Ederson Dalmolin.
Autor: SECOM MT
Fonte: O NORTÃO
Fonte: O NORTÃO