Assessoria
Autoridades e visitas ilustres compareceram a Casa Cor Mato Grosso na noite desta quarta-feira (31), último dia aberto à visitação da Mostra que é considerada o maior evento de arquitetura, decoração e paisagismo das Américas. O prefeito eleito Mauro Mendes, acompanhado da esposa Virgínia Mendes, visitou os 47 ambientes assinados pelos 94 profissionais da arquitetura, design e paisagismo do Estado. “Esse é um dos mais espetaculares empreendimentos já realizados em todos os tempos onde se reuniu uma atividade comercial em prol de uma causa nobre”, elogiou.
Segundo o futuro gestor, a iniciativa deve servir de referência às obras públicas de todo o Estado. “Não podemos nivelar por baixo. As estruturas dos hospitais e dos postos de saúde são vergonhosas”, pontuou. “Por isso, esse evento está de parabéns quando adota critérios e define um padrão de alta qualidade em um espaço usado para tratar a população. Os cidadãos merecem o que há de melhor”. Na ocasião, o prefeito eleito ainda garantiu que as obras realizadas pela Casa Cor MT no Hospital de Câncer servirão de referência na construção do novo Pronto Socorro de Cuiabá. “Vamos quebrar o paradigma de que a coisa pública tem que ser ruim. A população, por desconhecer o que é bom, acaba aceitando essa condição. Mas vamos mudar esse cenário”, acrescentou. “Sob o aspecto da Mostra, a edição mato-grossense não perde para nenhuma outra no país. E mais importante, a adoção dessa causa, que é a reforma de uma ala abandonada do HCâncer, torna o evento ainda mais grandioso diante dessa causa nobre”, analisa a esposa do prefeito eleito, Virgínia Mendes.
A diretora técnica da Casa Cor MT, Emili Ayoub Giglio, explicou aos convidados como serão feitas as adequações dos ambientes para contemplar a obra da nova ala do HCâncer. “Ficamos felizes em promover essa mudança na estrutura do Hospital, mas, mais ainda, dar mais conforto àqueles que precisam desse tratamento”, revelou. “Foi realmente uma benção, uma graça divina com a ajuda de diversos anjos da guarda”, completou.
A secretária de Estado de Turismo, deputada Teté Bezerra, também visitou a Mostra. “Fico muito feliz porque participei do projeto de construção dessa unidade desde o primeiro momento e agora percebo que há uma possibilidade real de que esse sonho seja concluído”, revelou. A gestora ressalta ainda a importância do HCâncer no tratamento de pacientes de Mato Grosso, de Estados vizinhos e até mesmo da Bolívia. “Com o término das obras de adequações, não há dúvidas de que o HCâncer se consolidará como referência para o país”. A Casa Cor MT contou também com a presença do casal Osvaldo Costa e Elisabeth Mary Affi da Costa, pais do ator Otaviano Costa. “Estamos muito felizes, orgulhosos e satisfeitos com o resultado desse projeto e o legado que vai ficar. É a prova de que é possível transformar uma realidade para o bem desde que haja o engajamento das pessoas, que não devem aguardar apenas por iniciativas públicas”, disse Osvaldo Costa. “A grandeza desse evento só nos remete a felicidade. É um gesto belíssimo, pois trouxe a um evento dito comercial uma grande causa”, completou Elisabeth Costa.
A arquiteta Natália Colombo Rubio aproveitou o último dia para contemplar os espaços. “Está tudo muito lindo que é difícil destacar um ambiente”, disse. Maria Souza do Nascimento e Maria José do Nascimento, mãe e filha, respectivamente, também reservaram um tempo para prestigiar a iniciativa. “Não queria perder a chance de conhecer esse evento que teve um propósito tão belo”, afirmou Maria José. “A união das pessoas para conseguir finalizar essa obra foi a melhor ideia que já tiveram”, enalteceu Maria Souza.
Os demais profissionais que participaram da Mostra também se sentiram premiados com a iniciativa. “Vai deixar saudade como um filho que deixa a casa dos pais”, comparou o designer Carlos Pacheco, da Sala de Leitura. “É uma sensação de dever cumprido somada à vontade de ‘quero mais’. Somos muito gratos por fazer parte desta história”, ressaltou Ana Paula Lermen, da Sala de Almoço.
Legado - Os espaços cederão lugar para 16 novos consultórios, 8 leitos de urgência e emergência, salas de fisioterapia, biópsia e exames ginecológicos, além da ampliação do estacionamento. O espaço revitalizado possui 6 mil m² e foi construído com materiais de acabamento de primeira linha e todos lançamentos de fábricas nacionais. E ainda por meio de uma parceria entre Casa Cor MT, o embaixador do HCâncer Otaviano Costa e a Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja), o anexo do Hospital será totalmente equipado e mobiliado.
Para o diretor comercial da Casa Cor MT, Vagner Giglio, o saldo é positivo. “Só temos a agradecer a mobilização, o engajamento de cada pessoa que tornou isso possível. Tínhamos uma missão grandiosa e estamos contentes que conseguimos atingir o nosso objetivo”, sintetizou.