Eleição de Mauro Mendes em Cuiabá e outros líderes comprovam acerto de movimento, atesta Percival Muniz


Da Reportagem Local - Jonas da Silva
Foto: Mario Friedlander / ALMT
Eleição de Mauro Mendes em Cuiabá e outros líderes comprovam acerto de movimento, atesta Percival Muniz
A eleição do empresário Mauro Mendes a prefeito de Cuiabá e de outras importantes lideranças das siglas da coalizão PSB, PDT, PPS e PV comprova o acerto da montagem do grupo político Movimento Mato Grosso Muito Mais.

A avaliação do prefeito eleito de Rondonópolis, deputado estadual e presidente do PPS, Percival Muniz. "A população está seguindo a renovação, a população está pedindo governos éticos, com compromissos populares, e principalmente governos transparentes", conta.


Maioria dos prefeitos eleitos em MT terá de colocar contas na internet

"A vitória de todos os líderes do Movimento Mato Grosso Muito Mais mostra que nosso movimento estava correto, e apopulação está começando a perceber que é o movimento que representa o anseio do povo". O movimento foi criado há dois anos, para sustentar a candidatura a governador do prefeito eleito de Cuiabá, empresário Mauro Mendes (PSB).

Ele cita que entre as lideranças do grupo, foram vitoriosos também o presidente do diretório estadual do PSB, deputado federal Valtenir Pereira e o senador Pedro Taques (PDT), que apoiaram Mauro em Cuiabá.

Assim como a vitória do novo prefeito de Lucas do Rio Verde, empresário Otaviano Pivetta (PDT), e do seu irmão, Adriano Pivetta, em Nova Mutum (PDT). Pívetta foi candidato a vice de Mauro na eleição a governador em 2010. E o próprio Percival que volta na Prefeitura de Rondonópolis no terceiro mandato a partir de janeiro. Todas essas lideranças ajudaram e contribuíram no debate político para a consolidação do Mato Grosso Muito Mais.

Com Mauro Mendes em Cuiabá, além de o grupo ter o polo irradiador de políticas públicas e influência populacional, o grupo fortaleceu-se. Só o PSB elegeu 11 prefeitos. O grupo todo alcançou cerca de 25 prefeitos espalhados em regiões importantes e municípios relevantes no cenário político e econômico estadual.

Movimento
Percival avalia o desenho do grupo como fortalecido com as eleições nas prefeituras e já o projeta para as próximas disputas. "Agora é ampliar o movimento. E não perder a sintonia com o cidadão. A população de Mato Grosso está querendo governos que sejam sintonizados com os anseios da comunidade. Governo sem roubalheira, moderno, governo político que atenda anseio do cidadão que paga impostos", justifica o mote de sucesso do grupo na eleição municipal.

Histórico

Em Mato Grosso, a aglutinação recente de partidos para formar grupos políticos com objetivo de alcançar o poder sempre foi constante. O então PFL, atualmente DEM, o PL que se fundiu ao PR, e o PP fundaram a Unidade Democrática no início dos anos 1990 para disputas eleitorais.

Nos anos seguintes, em 1994, sob a liderança do ex-governador e ex-ministro Dante de Oliveira (PSDB), foi criado a Frente Cidadania e Desenvolvimento (FCD) para disputar o governo de Mato Grosso e as eleições subsequentes.