por Assessoria de Comunicação - Sistema Fiemt
Para o Serviço Social da Indústria (Sesi-MT), o teatro é uma ferramenta cultural de integração e acesso à arte, mas também pode ensinar a capacitar e transformar comportamentos no setor empresarial. Na Eletrobras Eletronorte, em Cuiabá, ensaios, figurinos e roteiros mudaram positivamente o dia a dia da empresa e movimentaram o cotidiano dos trabalhadores que participam do projeto ‘Teatro na Indústria’ e agora são protagonistas de uma forma diferente de aprender e ensinar.
Na última segunda-feira (26.11), os trabalhadores iniciaram as apresentações da peça “Não planejar pode ser um choque”, desenvolvida pelo Sesi-MT desde julho deste ano em parceria com a Eletrobras. O espetáculo retratou a importância da organização e do diálogo no ambiente de trabalho e foi apresentado aos colaboradores de Cuiabá e via videoconferência para as filiais de Jauru e Sinop. “É uma oportunidade incrível estar no palco, um aprendizado sobre a arte e a natureza humana. É uma forma também de demonstrar nosso talento e encorajar colegas de trabalho a viverem essa experiência tão enriquecedora”, contou a secretária Cine Ribeiro.
O projeto foi realizado de maneira pioneira na Eletrobras e é oferecido pelo Sesi-MT para indústrias de todo o Estado. A iniciativa conta com o acompanhamento de profissionais da área de teatro, que ensaiam e conduzem as peças que têm temas escolhidos conforme com a necessidade de cada empresa. “Realizamos esse projeto como ferramenta de educação e integração, pois estimula o trabalho em equipe e o aprimoramento das nossas atividades”, enfatizou o gerente da regional de transmissão da Eletrobras, José Martins do Prado.
A primeira apresentação aconteceu durante a abertura da 35ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (Sipat) na indústria e a peça será reapresentada também na filial em Rondonópolis. De acordo com a coordenadora de Cultura e Educação do Sesi-MT, Cintia Silva, possibilitar a prática teatral no ambiente de trabalho é uma ferramenta de inclusão, porque conquista e mostra o talento de trabalhadores que nunca tiveram possibilidade de ir ao teatro. “Aprimora a leitura, a interpretação de textos e ajuda a acabar com a timidez, que muitas vezes dificulta o crescimento profissional”, reforça.
TEATRO NA INDÚSTRIA – Empresas interessadas em estimular o talento dos trabalhadores por meio do teatro, podem entrar em contato com o Sesi-MT pelo telefone: (65) 3611 1638 ou e-mailcultura@sesimt.com.br