Novatos sonham com Mesa, mas disputa se polariza entre Pinheiro e Emanuel


Folha
A indefinição prevalece na disputa pelo comando da Câmara Municipal de Cuiabá. Enquanto o atual presidente Júlio Pinheiro (PTB) trabalha nos bastidores para assegurar a reeleição, o mais votado entre os novatos João Emanuel (PSD) - genro do presidente da Assembleia Legislativa José Riva (PSD) - articula sua candidatura à presidência do Legislativo. Entretanto, os vereadores recém eleitos, que são da base do prefeito eleito Mauro Mendes (PSB), constroem uma terceira via para disputar o comando da Mesa Diretora.

O vereador reeleito Adevair Cabral (PDT), o segundo mais votado no pleito de 07 de outubro, ensaiou ingressar na disputa pela presidência da Câmara Municipal. Mas o pedetista chegou a conclusão que no final das contas teria somente o voto do companheiro de bancada Renivaldo Nascimento, acabou “jogando a toalha” e se retirou do páreo.
O vereador eleito João Emanuel, que não nega o desejo de presidir o Legislativo, alfineta Júlio Pinheiro afirmando que a presidência deve ser resultado do entendimento entre os vereadores. Segundo o pessedista, o cargo não pode estar à serviço de um ‘projeto pessoal’.
João Emanuel também refuta os boatos sobre a existência de um acerto com Júlio Pinheiro para formação de chapa única. A composição seria em torno da reeleição do atual presidente com o pessedista assumindo a 1ª secretaria. “É prematuro falar sobre chapa única. Estou conversando com os demais vereadores. Se o entendimento for que reúno os requisitos necessários para presidir a Câmara minha candidatura será viabilizada. Tudo depende do entendimento que estamos buscando construir”.
O vereador eleito Onofre Júnior (PSB), que desempenha o papel de porta-voz dos 18 vereadores recém eleitos, afirmou que o grupo resiste em apoiar tanto Júlio Pinheiro quanto João Emanuel. A maioria dos novatos faz parte da base de Mauro Mendes e defende a eleição de um presidente alinhado ao futuro prefeito. “Ainda não temos um nome, mas chegamos ao entendimento que o presidente deve ser um dos novatos e fazer parte da base governista”, revelou.
Júlio Pinheiro, por sua vez, até o momento, conta somente com a bancada do PTB. Além do próprio candidato, os petebistas são Clovito Hugney, Dilemário Alencar e Leonardo de Oliveira.