VG presente na Plenária Nacional da Comunidade Quilombola


foto por: Arquivo pessoal

Por: Secom-VG
Nos dias 24 e 25 de julho foi realizada a Plenária Nacional das Comunidades Quilombolas. Cerca de 150 pessoas das diversas comunidades quilombolas de 24 estados brasileiros estiveram presentes em Brasília, discutindo políticas públicas sobre o tema.
A Plenária Nacional das Comunidades Quilombolas é uma etapa para a construção da III Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (III CONAPIR), que acontecerá de 5 a 7 de novembro, em Brasília (DF), com o tema central: “Democracia e Desenvolvimento Sem Racismo: por um Brasil Afirmativo”.
A Conferência é um espaço aberto para o poder público articulado com a sociedade participarem do combate à desigualdade racial. Durante o encontro serão debatidos os subtemas que nortearão os grupos de trabalho.
Uma das linhas de destaque no debate da plenária foi da importância do diálogo entre o governo e as comunidades quilombolas.  Mãe Sebastiana de Oxóssi deu início à abertura da plenária onde frisou que “os negros são parte do desenvolvimento da nação e por isso as autoridades devem dar mais atenção às políticas para os afrodescendentes no país”.   
Vale ressaltar que há no país cerca de 5 mil comunidades quilombolas e mais de 2 mil certificadas pela Fundação Cultural Palmares (FPC), conforme salientou o presidente da instituição, Hilton Cobra, que reafirmou a responsabilidade política da instituição e o compromisso em certificar, prestar assessoria jurídica e ações de impacto social.
Representantes do estado de Mato Grosso estiveram presentes na Plenária, sendo um do município de Barra do Bugres, um de Nossa Senhora do Livramento e por Várzea Grande, Elizeu da Silva “Xum-Xum”, representou o município.
O encontro contou com a participação de Paulo Maldos, secretário de Articulação Nacional; Hilton Cobra, presidente da Fundação Cultural Palmares (FPC); Carlos Guedes, presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA); Gilson Queiroz, presidente da Fundação Nacional da Saúde (FUNASA); Giovanni Harvey, secretário executivo da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR); Domingos Dutra, deputado federal (PT-MA); Arilson Ventura, Conselheiro do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR) e coordenador executivo da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ); Silvany Euclenio, secretária de Políticas para Comunidades Tradicionais (SECOMT); e mãe Sebastiana de Oxóssi, do quilombo dos Carrapatos (MG).
Programação
Dia 24/07/2013
10h – 20h: Recepção e credenciamento
15h – 17h: Aprovação do regulamento
18h: Abertura
19h: Mesa Redonda

Dia 25/07/2013
08h30: Orientação e distribuição dos Grupos
09h – 12h: Trabalhos em Grupos
GT1: Estratégias para o desenvolvimento e o enfrentamento ao racismo
GT2: Políticas de igualdade racial no Brasil: avanços e desafios
GT3:Arranjos Institucionais para assegurar a sustentabilidade das políticas de igualdade racial: Sinapir, órgão de promoção da igualdade racial, fórum de gestores, conselhos e ouvidores
GT4: Participação política e controle social: igualdade racial nos espaços de decisão e mecanismos de participação da sociedade civil no monitoramento das políticas de igualdade racial
14h – 16h: Plenária: apresentação e votação das propostas dos grupos de trabalho
16h30 – 19h30: Eleição dos Delegados
19h30 - Encerramento