Senai-MT avalia desempenho dos estudantes de Segurança do Trabalho


Assessoria de Comunicação - Sistema Fiemt

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Os conhecimentos dos estudantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT), concluintes do curso técnico em Segurança do Trabalho, estão sendo avaliados para monitoramento do nível de aprendizado dos futuros profissionais e consequente aperfeiçoamento do processo ensino e aprendizagem da instituição. As provas estão sendo aplicadas este mês, e integram o Sistema de Avaliação da Educação Profissional, adotado pelo Senai em todo país. "Esta avaliação é uma iniciativa pioneira, cujo objetivo é verificar o desempenho de alunos e, assim, aferir as competências básicas, técnicas e de gestão necessárias ao desempenho da profissão", destaca o diretor regional do Senai-MT, Gilberto Figueiredo.

Em Mato Grosso, serão avaliados 162 estudantes do curso técnico de Segurança do Trabalho em Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis. Na Capital, a prova está sendo aplicada hoje (27/11) e em Várzea Grande, dias hoje e amanhã (28/11). Em Rondonópolis, a avaliação ocorreu no último dia 21. Além da prova, a aplicação de questionários para alunos e docentes complementa o objetivo da avaliação e busca compreender de que forma fatores extraescolares e intraescolares (condição socioeconômica do estudante, atuação do professor, recursos didáticos, laboratórios, infraestrutura e gestão escolar) afetam o desempenho do estudante, medido pelos testes.

No país, 5.550 alunos dos cursos técnicos em Meio Ambiente, Vestuário, Calçados, Mineração, Edificações, Mecatrônica, Eletrônica, Manutenção Automotiva, Metalurgia e Segurança do Trabalho participam do processo, além de 1.880 docentes de 130 unidades operacionais do Senai. Em Mato Grosso, apenas os estudantes de Segurança do Trabalho serão submetidos à avaliação porque somente neste curso há discentes com 80% da carga horária mínima realizada. Nos demais cursos do Estado, as turmas estão em outros estágios de execução das habilitações técnicas.

A Avaliação de Desempenho de Estudantes é realizada online pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG). A forma de aplicação visa reduzir custos de impressão, motivação dos alunos e docentes e rapidez do processo. Neste processo, será usada a metodologia da Teoria da Resposta ao Item (TRI), utilizada em avaliações nacionais e internacionais em grande escala. Ao fim, os resultados devem fornecer insumos para formulação e reformulação de ações educacionais, promover a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem, melhorar a atuação do docente e subsidiar tomadas de decisão dos gestores em todos os níveis.