Andreia Serrão e Charlene Rodrigues fizeram o salvamento pelo 190.
Sargento e soldado receberam certificados de reconhecimento.
Comente agora
Nesta terça-feira (11) a sargento Andreia de Jesus Lobato Serrão e a soldado do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá, Charlene Cristina Rodrigues da Gama, foram homenageadas com certificados de reconhecimento pelo relevante trabalho prestado. Elas salvaram, por telefone, uma criança de 2 anos de idade que havia se engasgado com um pirulito. As atendentes do Centro Integrado de Operações de Defesa Social do Amapá (Ciodes) instruíram a mãe da criança, a dona de casa Ana Cristina dos Santos Lobato, sobre como proceder.
A ocorrência foi registrada por volta de 20h30 do dia 13 de abril deste ano. Emocionada durante a homenagem às atendentes, no Ciodes, a mãe da criança lembrou o ocorrido: “Eu estava sozinha em casa quando ele (o filho) achou um pirulito que estava dentro de uma sacola, e começou a brincar em cima da cama. De repente ele veio pra cima de mim e já estava engasgado. Entrei em desespero. Não sei como consegui ligar do meu celular para o Ciodes, de tão nervosa que estava”, contou a mãe, de 26 anos, que mora na localidade de Apertadinho, no distrito de Fazendinha, distante 17 quilômetros deMacapá.
A ligação a que se refere Ana Cristina foi atendida pela sargento Andreia Serrão, que repassou as primeiras instruções à mãe. "Ela chorava muito. Pedia para que ela se acalmasse. Ela dizia: 'meu filho está morrendo'", lembrou a atendente, que acionou a soldado Charlene Rodrigues, para que lhe ajudasse no salvamento, até que uma viatura fosse enviada à casa da vítima. As duas atendentes revezavam no repasse das instruções, segundo lembram.
As orientações foram sendo repassadas até o momento em que a criança foi reanimada pela mãe, a partir das instruções. Na sequência, a ambulância chegou ao local para levar mãe e filho ao hospital. "A criança foi salva com sucesso", afirmam.
Homenagens
A solenidade em homenagem às atendentes foi organizada pelo coordenador do Ciodes, coronel Ubiratan Pessoa. "Essa foi a forma encontrada para homenagear todos os servidores, na verdade, que atuam na segurança pública do Amapá", disse.
A solenidade em homenagem às atendentes foi organizada pelo coordenador do Ciodes, coronel Ubiratan Pessoa. "Essa foi a forma encontrada para homenagear todos os servidores, na verdade, que atuam na segurança pública do Amapá", disse.
Durante a cerimônia, o áudio com a gravação da ligação telefônica, em que as atendentes repassam as instruções de salvamento, foi apresentado para todos os presentes ouvirem. Nesse momento, a mãe da criança, Ana Cristina, mostrou-se emocionada.
“Se não fosse por elas, meu filho não estaria aqui. Estou muito emocionada”, disse a dona de casa, que durante todo o evento não tirou o filho do colo. A criança recebeu presentes do secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Marcos Roberto Marques.