Da Redação
O deputado federal Valtenir Pereira, presidente regional do PSB, se reuniu com o presidente nacional do partido, governador de Pernambuco, Eduardo Campos, para tentar convencer Campos de que o PSB pode ter candidato majoritário no pleito deste ano. Mato Grosso não faz parte da lista apresentada pelo presidente nacional da sigla que engloba os 10 Estados com possibilidades reais de lançar candidatura própria ao governo estadual.
Valtenir, por outro lado, garante que a sigla está se fortalecendo cada vez mais em Mato Grosso e que, entre os nomes mais viáveis para ser o sucessor de Silval Barbosa (PMDB) no Palácio Paiaguás está o seu próprio. O deputado federal justifica que tem bagagem política suficiente para encarar a disputa, que promete ser acirrada no próximo ano, com nomes como o do ex-governador e hoje senador Blairo Maggi, do senador Pedro Taques e do juiz federal Julier Sebastião.
Outro nome que poderia entrar na disputa seria o do prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, mas Valtenir se firma na promessa feita pelo colega de partido de que, se ganhasse as eleições do ano passado para comandar a Prefeitura de Cuiabá, não abriria mão do cargo para disputar o governo. Em 2010, Mendes tentou vencer Wilson Santos e Silval Barbosa, mas saiu derrotado do pleito. Antes, em 2008, tanto Mendes quanto Valtenir disputaram a Prefeitura de Cuiabá, perdendo para Wilson Santos. Na época, Mendes disputou pelo PR, deixando a agremiação após ficar “magoado” com Maggi, que apoiou a candidatura de Silval, do PMDB, ao Governo, em detrimento a ele, que então migrou para o PSB.