Silval apoia trabalhos do Sindapi/MT em pról dos idosos

Num dos Mutirões da Cidadania, em que o Governador Silval da Cunha Barbosa compareceu, ele procurou ouvir o presidente do Sindapi/MT, jornalista Francisco Delmondes Bentinho sobre os assuntos que envolvem os idosos, aposentados e pensionistas de Mato Grosso.
Bentinho fez uma explicação sobre os trabalhos já realizados pelo Sindapi/MT em mais de 70 municípios, com palestras, entrega de carteiras gratuitamente, preenchimento do cadastro de cada cidadão que já completou 60 anos de idade e principalmente o levantamento dos problemas que afligem esta categoria de pessoas.

Segundo o Censo realizado em 2010 e divulgado pelo IBGE, hoje Mato Grosso conta com mais de 497 mil pessoas na faixa dos 60 anos e acima disto e que corresponde a 16,3 % da população mato-grossense. Também foi mostrado ao governador que somente em torno de 300 mil pessoas são beneficiadas pelo INSS, com aposentadoria, pensão ou auxilio. Deste total, há um lançamento de mais de R$  2 bilhões e 200 milhões de reais por ano na economia do estado, por estas pessoas que recebem o benefício do INSS (Estes são dados do próprio INSS).

Dos problemas encontrados
Os principais problemas que afligem os idosos, estão na área de saúde, pela falta de planos e projetos de atendimento diferenciado, como está estabelecido na Lei número 10.741/2003, em segundo plano está o transporte, onde os artigos 39 a 42 da referida Lei não são respeitados, justamente pela falta de um banco de dados que venha  de encontro a prestar as informações necessárias para regularizar esta situação.
Na economia, os empréstimos consignados veem minando o poder de aquisição dos idosos e causando um verdadeiro clamor por parte daqueles que entraram para esta situação. Como em torno de 80% dos aposentados recebem somente um salário mínimo, qualquer quantia que lhe seja retirada, vai fazer falta, nos medicamentos ou na alimentação.
Depois de ouvir tudo isto, o governador Silval sentiu-se emocionado pela situação e prometeu apoiar o Sindapi/MT, nos diversos trabalhos desenvolvidos pelas equipes do Sindicato, para que a situação fosse amenizada e assim viesse uma melhor qualidade de vida para esta grande classe de pessoas.

Autor: Francisco Delmondes Bentinho