por Rojane Marta/VG Notícias
A segunda manifestação “Acorda Várzea Grande”, será nesta sexta-feira (28.06), a partir das 07 horas com concentração na praça da Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo - em frente ao Colégio Pedro Gardes, na avenida Filindo Muller. De lá, os manifestantes seguem pela Filinto Muller, contornando na Alzira Santana até chegar a Prefeitura de Várzea Grande.
Os manifestantes cobram a implantação do passe livre no município, Educação de qualidade, melhorias na Saúde, investimentos na Segurança Pública, incentivo a cultura várzea-grandense, contra a corrupção e má administração, entre outras reivindicações. O grupo, mobilizado pela rede social Facebook, alerta que o “movimento não é filiado a nenhum partido político, e o que eles buscam é ter “consciência política”.
I manifestação – A primeira manifestação “Acorda Várzea Grande”, realizada na última sexta-feira (21), contou com a participação de mais de quatro mil pessoas. Porém, vândalos aproveitaram o protesto para realizar atos de violência, depredação, furtos e danos qualificados em Várzea Grande. O ato acabou com 75 jovens de até 26 anos detidos e 38 menores de idade apreendidos.
Ainda, dez ônibus da empresa União Transportes tiveram vidros quebrados, entre outras avarias, bem como quatro estabelecimentos comerciais, localizados na avenida Filinto Muller, foram danificados e saqueados, pedras e bombas foram arremessadas contra policiais, e até mesmo contra manifestantes que estavam no protesto. Uma viatura e um ônibus da Polícia Militar também foram danificados. Mesmo assim, os policiais militares conseguiram fazer a abordagem e a detenções dos infratores sem precisar utilizar “balas de borrachas”, Spray de Pimenta, Bombas de efeito moral e Gás Lacrimogêneo, comum nessas ocasiões.