A Secretaria Municipal da Ação Social e Combate á Pobreza (Semps) vai instalar neste mês de junho, a primeira Central de Regulação de Vagas para crianças e Adolescentes em situação de risco pessoal ou social. A estrutura que funcionará no bairro do Garcia, terá como intuito acolher todas as crianças de 0 a 17 anos que estejam em situação de rua, que sofram maus tratos, ou abuso sexual no meio familiar.
A Central funcionará 24 horas por dia, sete dias da semana e contará com berçario, fraldário, espaço para a primeira infância, salas educativas, acessibilidade para pessoas com deficiência e espaços separados para garotos e garotas. Com a Central, as crianças e adolescentes receberão os cuidados necessários por uma equipe especializada, que também irá pesquisar sobre a situação da família de cada uma, incluindo a condição sócio-econômica.
"Com a Central de Regulação será definido o que é melhor para a criança: o retorno para casa, o convívio com outra família, ou o abrigamento temporário enquanto persistirem as situações de risco", explica o secretário da Semps, Maurício Trindade.