Resende faz projeto contra abuso e exploração de menores

Wellington Silva

wellington@diariodovale.com.br
Resende
Durante os últimos vinte anos, a questão da violência e do abuso sexual contra menores vem se apresentando como um problema social de grande preocupação. Diante desta realidade, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos vem desenvolvendo o projeto batizado de "Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes". A iniciativa tem por objetivo criar mecanismos de defesa contra o abuso sexual de crianças e adolescentes.
De acordo com a psicóloga do Centro Especializado de Assistência Social (Creas), Talita Mara Maia Tavares, conscientizar as pessoas sobre a questão do abuso e da exploração sexual de menores é uma realidade que não pode ser esquecida pelos serviços de abordagem social.
- Este é um assunto de grande relevância que, infelizmente, atinge todas as classes sociais. E o Creas, dentro da dinâmica do projeto, vem priorizando mecanismos - palestras, peças teatrais e ações nas ruas - que através de uma linguagem especifica alertará a população sobre as diversas formas de violência e abuso sexual contra crianças e adolescentes - enfatizou.
Talita reforçou que prestar a devida orientação para os estudantes do Ensino Fundamental é outra meta do projeto.
- Dentro de uma linguagem especifica direcionada para as diferentes faixas etárias, a equipe do Creas, seguindo as determinações do Estatuto da Criança e do Adolescente, interage nas escolas orientando, explicando e dando dicas para que crianças e adolescentes fiquem atentos sobre as variadas situações que podem ser caracterizadas de abuso e exploração sexual - comentou.
Orientadora educacional de uma escola localizada no bairro Lavapés, Elaine Rodrigues Alves, comentou que o projeto tem atraído a atenção de diversos pais, que passaram a observar com maior eficácia mudanças de comportamento nos filhos.
- Desde que o projeto foi inserido na escola, aumentou gradativamente o interesse e a participação dos pais e responsáveis nestes projetos. Eles também estão nos informando sobre qualquer mudança na rotina de vida de seus filhos. O projeto vem trazendo equilíbrio na comunicação entre escola e família - contou.
Acompanhamento
De acordo com balanço feito pelo Creas, estão sendo acompanhados 89 casos classificados como abuso sexual e 15 como exploração sexual de crianças e adolescentes. De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Rosaly Azevedo, os números são uma soma dos casos ocorridos nos últimos cincos anos.
- Até o momento são 113 casos de abuso sexual que são o acumulado de um total de cinco anos. O período avaliativo dos últimos seis meses consta apenas em nossos relatórios como forma de mesurar a situação - salientou.

Prevenindo a erotização
Dentro dos objetivos de orientação direcionada a pais e alunos, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos humanos vem desenvolvendo nas escolas o projeto de Prevenção a Orientação Infantil. A iniciativa tem como objetivo incentivar pais e responsáveis a se conscientizarem sobre o comportamento, brincadeiras e modo de se vestir adequado para cada tipo de idade.
- A campanha visa conscientizar os pais e responsáveis a incentivarem seus filhos a ter consciência de que criança deve se comportar, brincar e se vestir como criança. Pequenos gestos como controlar a cor do batom, o cumprimento da saia, as músicas e os programas de TV, podem ser importantes mecanismos de defesa contra tentativas de violência sexual-enfatizou a psicóloga Talita Tavares.
A estrutura da campanha conta com a distribuição de materiais informativos e apoio psicológico direcionado para pais e filhos.


Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/0,74601,Resende-faz-projeto-contra-abuso-e-exploracao-de-menores.html#ixzz2VgSDb0A7