Redação
A Prefeitura de Cuiabá deve levar ás ruas, nos próximos dias, o Orçamento Participativo. Segundo o secretário municipal de Governo, Fábio Garcia, a medida visa discutir com a população a aplicação da receita prevista para o município em 2014. A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que estipula a forma de aplicação dos recursos, já foi encaminhada à Câmara de Cuiabá e deve ser votada até o início de julho. Já a Lei Orçamentária Anual (LOA), que poderá receber a contribuição da comunidade, está em fase final de elaboração.
Conforme o secretário, a ideia é lançar efetivamente o programa nas ruas para dar início às audiências públicas. De acordo com ele, a Prefeitura deverá explicar o orçamento à sociedade e oportunizar que o cidadão manifeste sua opinião acerca da aplicação dos recurso.
Garcia explica que, especialmente neste ano, o projeto terá um prazo mais compacto em função dos prazos para a conclusão do projeto de Lei que, geralmente, é votado na última sessão da Câmara, mas começa a tramitar no Legislativo em meados de setembro, a fim de que todas as comissões possam analisá-la e os vereadores apresentem emendas à proposta do Executivo. “A ideia é que a gente possa aprimorar o projeto a partir dos próximos anos, mas nós queremos fazer uma gestão participativa. Queremos construir uma cidade para todos nós”, destacou o secretário.
O secretário ainda ressalta que a participação da população na discussão do orçamento do Município é importante para contribuir nas melhorias pretendidas para a cidade. “Só vamos conseguir mudar Cuiabá se todos nós participarmos da gestão”, afirmou.
Ele ainda argumenta que muitas das campanhas realizadas pela Prefeitura buscam chamar a participação do cidadão na gestão.





