Da Redação
Uma operação conjunta da Polícia Judiciária Civil e Polícia Militar, desencadeada na quarta-feira (12.06), resultou na prisão de 11 pessoas e apreensão de 3 menores infratores, nos municípios de Nova Xavantina (645 km a Leste) e Primavera do Leste (231 km ao Sul). A operação “Fumaça” cumprir diversas ordens judiciais, entre mandados de busca e apreensão, prisão temporária e internação provisória de suspeitos envolvidos no comércio ilegal de drogas na região.
Com efetivo de 30 policiais civis, entre investigadores e escrivães e 25 policiais militares, a operação coordenada pelo delegado Marcos Leão, contou com o apoio das Delegacias de Bom Jesus do Araguaia (983 km a Nordeste), Ribeirão Cascalheira (900 km a Leste), Canarana (823 km a Leste), Água Boa ((730 km a Leste), Campinápolis (658 km a Leste), Nova Xavantina e Primavera do Leste.
A operação desarticulou uma organização criminosa que atuava no tráfico de drogas. A quadrilha era investigada pela equipe de policiais civis da Delegacia de Nova Xavantina desde março deste ano. Ao longo das investigações, várias pessoas envolvidas com o tráfico de drogas e associação para tráfico foram presas em flagrante.
A ação resultou no cumprimento de 10 mandados de prisão temporária, 03 mandados de internação provisória, 05 prisões em flagrante e na apreensão de um menor em flagrante. Cinco pessoas foram autuadas em flagrante pelos crimes de tráfico e associação para tráfico, sendo duas delas autuadas também por porte ilegal de arma de fogo.
De acordo com o delegado Marcos Leão, o balanço da operação superou as expectativas, sobretudo, com o número de drogas, armas de fogo e munições apreendidas, além de diversos outros objetos, como câmeras fotográficas, computadores e celulares oriundos de crime.
“Vários desses objetos já foram reconhecidos por vítimas de roubo em suas residências. Com o reconhecimento, os suspeitos que estavam em posse dos objetos serão indiciados pelo crime de receptação.”, explicou o delegado.
Marcos Leão ressaltou ainda que a conclusão da investigação propiciará sensação de segurança à população local, uma vez que a maioria dos usuários de drogas pratica crimes contra o patrimônio, a fim de trocar os objetos subtraídos por drogas. Os traficantes presos apontados como os maiores receptadores de objetos furtados e roubados.
Depois de cumpridas as formalidades de praxe, os investigados foram encaminhados à Cadeia Pública local. Os adolescentes apreendidos serão removidos para uma unidade adequada às suas condições peculiares, onde ficarão à disposição da Justiça.