A luta antidrogas em Cuiabá e no Estado pode se tornar ainda mais intensa a partir da instituição da semana de Combate ao Uso de Drogas e a inserção do Dia Internacional de Combate ao Uso de Entorpecentes no calendário oficial do município. As medidas estão previstas no projeto de lei em tramitação na Câmara Municipal de autoria do vereador Deucimar Silva (PP), presidente da Casa.
Nas datas deverão ser promovidos campanhas educativas e eventos, como, palestras, exposições, caminhadas, atos públicos, seminário, concurso de redação, tendo como objetivo básico a transmissão de ensinamentos aos alunos sobre a nocividade e as consequências do uso drogas.
O presidente da Câmara disse que a ideia central é a prevenção, por meio da informação e educação, principalmente dos jovens para que possam desfrutar de uma vida saudável, livre dos perigos representados pelas drogas.
De forma paralela à tramitação da proposta, a Câmara participa da Semana, neste ano, com dois grandes eventos. No dia 23 de junho, quarta-feira, será realizada audiência pública para discutir juntamente com o Conselho Municipal sobre Drogas (COMAD) e com o Conselho Estadual sobre Drogas (CONEM), de outras entidades não-governamentais, políticas públicas antidrogas e de coalizões comunitárias voltadas para a prevenção e recuperação.
Já no dia 24 de junho, o Centro Geodésico da América do Sul, localizado na Praça Paschoal Moreira Cabral que desde 2005 abriga a Câmara, se transformará no marco de luta e de ecumenismo dos povos da América na briga pela prevenção as drogas e em busca da implantação de ações que visem a recuperação e apoio aos familiares que enfrentam esse desafio. O evento reunirá representantes de entidades, órgãos públicos municipais de outros Estados e até países. O culto ecumênico integrará a programação oficial da Semana Municipal e consta na agenda do Conselho Estadual sobre Drogas.
Deucimar explica que o projeto também atende ao pedido de entidades não governamentais como o Amor-Exigente, que através da coordenadora da regional oeste, Maria Elizena, relatou a importância das coalizões comunitárias para avançar na luta da prevenção, recuperação e apoio aos familiares que vivem o processo de co-dependência.
A Câmara também conta com a parceria do COMAD para a realização dos eventos. O presidente da instituição, Alberto Amaral Marques, ressalta a importância do projeto de lei para um dos maiores desafios que a família e toda a sociedade enfrenta, a dependência química. No dia 26 de junho acontece em todo o Brasil a tradicional incineração de drogas nas delegacias regionais da Polícia Federal, para marcar o Dia Internacional Antidrogas.
Estudante é alvo
O enfoque principal junto aos jovens e ao ambiente escolar vem da consulta realizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, ao constatar que a escola se tornou o local preferido para consumo de drogas. A incidência do uso e do tráfico atinge aproximadamente 32% e 21,7% das escolas do país, respectivamente.
A proposta determina a transmissão de noções sobre os efeitos de drogas nos estabelecimentos de ensino público e privado, com a abordagem de outros aspectos essenciais como a dependência química; os motivos que levam as pessoas ao consumo de drogas; os tratamentos, terapias e grupos de auto-ajuda os valores éticos e religiosos
O combate às drogas está sustentado em duas ações: de um lado, a conscientização do problema, do outro, a mobilização do governo e da comunidade. O projeto de lei, explica o vereador, visa instituir no âmbito do Município de Cuiabá, a semana de Combate ao Uso de Drogas, que se realiza anualmente, durante a semana de junho correspondente ao dia 26 do mês, Dia Internacional de Combate ao Uso de Drogas.
0 Comments:
Postar um comentário
Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com