O vereador Onofre Júnior (PSB) utilizou a Tribuna da Câmara Municipal nesta terça-feira (11) para desferir críticas à gestão do prefeito Mauro Mendes (PSB). Embora sejam do mesmo partido, em função de desentendimentos na eleição da Mesa Diretora da Câmara, Onofre acabou se tornando independente. Hoje, o vereador afirmou que a gestão de Mauro Mendes está sangrando em virtude de sucessivos erros, entre eles a realização de licitação para o aluguel de R$ 9,5 milhões em maquinários.
“Seu governo a cada dia está sangrando mais. Uma infecção generalizada pode se instalar a qualquer momento e o nome dessa infecção é corrupção”.
A crítica de Onofre nesta terça-feira foi focada na licitação dos maquinários. Os vereadores da oposição questionam a regularidade do certame. Acreditam que houve direcionamento para beneficiar amigos do prefeito Mauro Mendes. Uma das vencedoras foi a empresa Trimec. O proprietário esse empreendimento é sócio do prefeito em negócios instalados no Pará.
A Panta, do município de Itaituba no Pará, ingressou com um mandado de segurança na tentativa de anular a licitação. O caso será apreciado pela Justiça de Mato Grosso.
“Ainda há tempo prefeito. Tenho esperança que as autoridades tomem as providências cabíveis e essa licitação malfadada será cancelada, pois existem todos os tipos de irregularidades possíveis e imagináveis”, completou o vereador.
O prefeito nega que haja qualquer irregularidade e afirma que não vê problema em seu sócio ganhar a licitação, uma vez que concorreu e apresentou a melhor proposta. Questionado sobre os motivos que o levaram a realizar a licitação, visto que o município de Cuiabá adquiriu na gestão Galindo (PTB) 67 máquinas, o prefeito afirmou que elas não seriam suficientes e que outro problema seria quanto a manutenção.
Em função dos veículos pertencerem a uma fabricante chinesa, segundo Mauro Mendes as peças demorariam até 6 meses para chegar, o que inviabiliza o serviço público. Esse fato foi desmontado pelo vereador Onofre Júnior. Ele entrou em contato com a concessionária YTO, autorizada a prestar serviços para essas máquinas, e obteve a informação de que peças de fora demoram um mês, no máximo, para serem entregues.
“O argumento de que fez a licitação porque não dá pra contar com máquinas de Galindo não procede. Mauro está mal assessorado, está trabalhando com informações equivocados e acaba desmentindo. É preciso tomar mais cuidado com aquilo que chega de notícia da sua equipe, senão acaba caindo no ridículo. Mauro Mendes está agindo de boa fé, no entanto está sendo induzido a erro pela sua equipe”, disse Onofre.
O caso será averiguado pelo Ministério Público Estadual. O promotor de Justiça Mauro Zaque já pediu informações à prefeitura para checar se alguma irregularidade foi cometida pela gestão na realização do certame. Ainda não se trata de um inquérito. A abertura ou não da investigação será definida depois de analisar os documentos.
O líder do prefeito, vereador Leonardo Oliveira (PTB), disse que a oposição está procurando “cabelo em ovo”.
Toninho de Souza (PSD) afirmou que não se trata de procurar cabelo em ovo, mas que irregularidades precisam ser averiguadas pelos vereadores.