Mauro Mendes reclama de denúncias sem provas feitas pela oposição
LAÍSE LUCATELLI
DA REDAÇÃO
O prefeito Mauro Mendes (PSB) criticou as denúncias sem provas feitas pela oposição, e afirmou que não se pautará em críticas politiqueiras para definir os rumos da sua gestão. De acordo com o prefeito, as acusações de fraude em licitações são “mentiras” e “factoides” de pessoas que são contra seu governo.DA REDAÇÃO
“Eu não vou administrar Cuiabá em cima de conversa fiada, politicagem, ou pessoas mal-intencionadas. Eu só vou me pautar em críticas fundamentadas. Em cima de conversa fiada eu não tenho como me pautar. As pessoas não podem criar factoides, criar nuances, e transformar verdade em mentiras. A verdade sempre vence a mentira”, afirmou Mendes, durante entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira (13), após inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Morada do Ouro.
Mendes ainda ironizou o fato de os vereadores de oposição estarem ganhando espaço no parlamento com críticas ao seu governo. “Oposição serve para isso mesmo. Ela serve para criticar, para inventar. Eles têm feito o papel deles. E serão submetidos ao julgamento popular daqui a quatro anos. Se eles acham que é isso que a população espera deles...”, alfinetou.
"Oposição serve para isso mesmo. Ela serve para criticar, para inventar. Eles têm feito o papel deles. E serão submetidos ao julgamento popular daqui a quatro anos"
O prefeito relembrou as denúncias sobre suposto favorecimento na licitação para compra de pedras e brita, e apontou que a prefeitura está economizando com o novo contrato. A polêmica se deu em torno do fato de que nove dos dez lotes do certame foram vencidos pela Brita Guia Ltda., empresa que pertence seu coordenador de campanha, Gustavo Pinto Coelho Oliveira, em contratos que somam R$ 2,1 milhões – fato que foi explorado pelos vereadores oposicionistas.
“Se alguém me mostrar um dado concreto, eu sou o primeiro a cancelar qualquer licitação. Mas de tudo o que foi apresentado até agora, não vi dado concreto. Pelo contrário, nós já demonstramos que pagamos 20% a menos na brita do que no ano passado. É um dos preços mais baixos do mercado. E de uma empresa que tem mais de 30 anos de existência, e há 13 anos é fornecedora da prefeitura”, afirmou Mendes.
O secretário de governo, Fábio Garcia, afirmou que a economia na compra da brita prova que não houve direcionamento na licitação. “Isso é um exemplo muito claro que não existe qualquer favorecimento e que estamos fazendo as compras de modo a fazer a maior economia possível”, disse.
"Se alguém me mostrar um dado concreto, eu sou o primeiro a cancelar qualquer licitação. Mas de tudo o que foi apresentado até agora, não vi dado concreto"
Infecção de corrupção
Garcia criticou, ainda, a postura do vereador Onofre Jr. (PSB), que apesar de pertencer ao partido do prefeito, tem feito duras críticas à gestão, e chegou a dizer, na tribuna da Câmara, que a gestão de Mendes estava tomada pela corrupção, como uma “infecção generalizada”.
“As pessoas devem ter responsabilidade em suas declarações e provas suficientes. Que o Onofre apresente as provas e, se as denúncias forem comprovadas, o Mauro Mendes tomará as medidas necessárias. Mas que ele aguente as consequências se as denúncias foram infundadas”, disse.
O secretário afirmou, por outro lado, que as articulações para ampliação da base de sustentação seguem, e que continua “conversando” com Onofre sobre a possibilidade de ele integrar a base governista.
Leia mais sobre o assunto:
Onofre critica gestão de Mendes e fala em "corrupção"
Líder diz que oposição cria factóides para atacar Mendes