MPE começa a investigação licitação de maquinários na Prefeitura de Cuiabá

O promotor Mauro Zaque deu início a um procedimento preparatório para investigar a licitação de R$ 9,5 milhões da Prefeitura de Cuiabá para locação de maquinários. O certame foi alvo de questionamentos devido ao fato de a Trimec Construções e Terraplanagem Ltda., empresa que pertence a um sócio do prefeito Mauro Mendes (PSB), Wanderley Fachetti, ter vencido a maioria dos lotes, arrematando um contrato de R$ 3,6 milhões.
 
Ele já encaminhou uma notificação à Procuradoria Geral do Município solicitando informações sobre o certame, e aguarda a resposta da prefeitura para dar continuidade às investigações. O procurador-geral Rogério Gallo tem um prazo de 15 dias para responder.
 
“Desde que saiu a primeira notícia lançando suspeitas sobre essa licitação, começamos a acompanhar o caso. A primeira coisa que fiz foi mandar um ofício ao procurador do município pedindo informações. Dependendo da resposta, definiremos que caminho tomar”, disse Zaque.
"Desde que saiu a primeira notícia lançando suspeitas sobre essa licitação, começamos a acompanhar o caso"
O promotor, que coordena o Núcleo de Defesa da Probidade Administrativa e do Patrimônio Público, explicou que, após a resposta da prefeitura, o próximo passo provavelmente será distribuir o procedimento para que algum promotor do núcleo instaure um inquérito civil.
 
“Porém, se a prefeitura der uma resposta de forma tal que não fique dúvida sobre a regularidade do processo, podemos indeferir a investigação”, observou. 
 
Além do procedimento no Ministério Público Estadual, o certame está sendo acompanhado por vereadores da Capital. Allan Kardec (PT) requereu à prefeitura informações sobre o fato de a Trimec ter sido a maior vencedora do pregão, e questiona a necessidade da locação de mais máquinas, já que a prefeitura dispõe de uma frota de 67 maquinários adquirida na gestão do ex-prefeito Chico Galindo (PTB).
 
Fonte: Midia News